Esses são apenas alguns exemplos de acontecimentos que trouxeram mudanças de comportamento da sociedade nas redes sociais. Por isso, redes como o Facebook, Instagram e WhatsApp estão pesquisando e entregando recursos mais inovadores.
Ficou interessado e deseja conhecer 5 tendências de redes sociais que a sua empresa precisa acompanhar em 2019? Então, continue conosco e leia este post!
1. Confiança e personalização
As marcas buscam tornarem-se mais humanizadas e o círculo de confiança em redes sociais se estreita. De acordo com pesquisa da Hootsuite (04/12/2018), 60% das pessoas respondentes não confiam mais nas plataformas de redes sociais.
Para as empresas, isso significa que é preciso focar menos em maximizar o alcance e mais em gerar engajamento transparente e de qualidade. Algumas delas já começaram a criar comunidades — muitas vezes estimulando que os próprios usuários conversem entre si e troquem ideias.
Como fazer?
- crie uma hashtag de marca que esteja alinhada com os valores da comunidade de consumidores;
- inclua influenciadores na sua estratégia de marketing: acreditamos cada vez mais nas opiniões de “gente como a gente”;
- faça lives (Facebook ou Instagram) periodicamente para responder às perguntas recorrentes.
2. Histórias e experiências
Seguindo parte do que traz a primeira tendência, a capacidade de contar histórias nas redes sociais vêm ganhando força — o compartilhamento nos stories cresce 15 vezes mais. Dos respondentes da pesquisa da Hootsuite, 64% já incluíram ou planejam incluí-los na sua estratégia de mídias sociais.
Isso indica uma demanda em agilizar e tornar objetiva a entrega de conteúdo, além de apontar para a necessidade de trazer experiências autênticas e pessoais. Os vídeos instantâneos são uma forma eficaz de realizar isso.
Como fazer?
- comece a experimentar com o uso de stories (Instagram e Facebook);
- crie conteúdo específico e autêntico para os stories, exercitando sua capacidade de storytelling;
- use a função de destacar stories para organizar conteúdo;
- lembre do recurso “ver mais” para linkar conteúdo e rastrear comportamentos dos usuários.
3. Propagandas e foco
Dos participantes da pesquisa da Hootsuite, 64% identificam um declínio no alcance orgânico de usuários, por isso preveem a necessidade de aumentar o orçamento para impulsionar anúncios, assim como seu volume.
Como fazer?
- compreenda melhor seu público e mire nele;
- defina seus objetivos e métricas;
- invista em conteúdo de alta qualidade (vídeos curtos ajudam muito e estão em alta);
- avalie a possibilidade de ter uma equipe ou contratar serviços especializados.
4. Código comercial e social
Na China, 70% das pessoas já compram usando redes sociais, ou seja, por um aplicativo similar ao WhatsApp — o WeChat —, boa parte das transações comerciais presenciais são realizadas. As tecnologias estão se aprimorando nesse sentido.
Como fazer?
- comece pelos posts de compras diretas via Instagram;
- compartilhe vídeos dos seus produtos em ação e vincule-os com opções de compra;
- promova seus produtos com concursos e premiações.
5. Mensagens e relacionamentos mais próximos
Consumidores demandam experiências sociais mais individualizadas com as empresas. Ainda na pesquisa da Hootsuite, 46% dos entrevistados apontaram que utilizam apps de mensagem ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.
Os usuários estão compartilhando mais nas redes sociais e passando mais tempo trocando mensagens privadas — o que remete à necessidade de aumentar a confiança no uso das redes.
Como fazer?
- ative as mensagens via Facebook para sua página;
- adicione plugins para seu site que dirijam os consumidores diretamente a aplicativos de mensagens;
- configure bots ou assistentes de mensagens para perguntas mais frequentes (FAQ);
- rode campanhas que incluam os aplicativos de mensagens.
Gostou de conhecer as 5 principais tendências de redes sociais para 2019? Saia na frente e compartilhe essas informações preciosas nas suas próprias redes!