5 tendências de redes sociais

5 tendências de redes sociais que vão ditar as regras em 2019

No ano de 2018 muito se falou em privacidade, vazamento de dados e fake news: Mark Zuckerberg deu explicações ao Congresso americano sobre o roubo de dados pela empresa Cambridge Analytica e, no Brasil, o período eleitoral foi regado a notícias falsas.

Esses são apenas alguns exemplos de acontecimentos que trouxeram mudanças de comportamento da sociedade nas redes sociais. Por isso, redes como o Facebook, Instagram e WhatsApp estão pesquisando e entregando recursos mais inovadores.

Ficou interessado e deseja conhecer 5 tendências de redes sociais que a sua empresa precisa acompanhar em 2019? Então, continue conosco e leia este post!

 

1. Confiança e personalização

As marcas buscam tornarem-se mais humanizadas e o círculo de confiança em redes sociais se estreita. De acordo com pesquisa da Hootsuite (04/12/2018), 60% das pessoas respondentes não confiam mais nas plataformas de redes sociais.

Para as empresas, isso significa que é preciso focar menos em maximizar o alcance e mais em gerar engajamento transparente e de qualidade. Algumas delas já começaram a criar comunidades — muitas vezes estimulando que os próprios usuários conversem entre si e troquem ideias.

 

Como fazer?

  • crie uma hashtag de marca que esteja alinhada com os valores da comunidade de consumidores;
  • inclua influenciadores na sua estratégia de marketing: acreditamos cada vez mais nas opiniões de “gente como a gente”;
  • faça lives (Facebook ou Instagram) periodicamente para responder às perguntas recorrentes.

2. Histórias e experiências

Seguindo parte do que traz a primeira tendência, a capacidade de contar histórias nas redes sociais vêm ganhando força — o compartilhamento nos stories cresce 15 vezes mais. Dos respondentes da pesquisa da Hootsuite, 64% já incluíram ou planejam incluí-los na sua estratégia de mídias sociais.

Isso indica uma demanda em agilizar e tornar objetiva a entrega de conteúdo, além de apontar para a necessidade de trazer experiências autênticas e pessoais. Os vídeos instantâneos são uma forma eficaz de realizar isso.

 

Como fazer?

  • comece a experimentar com o uso de stories (Instagram e Facebook);
  • crie conteúdo específico e autêntico para os stories, exercitando sua capacidade de storytelling;
  • use a função de destacar stories para organizar conteúdo;
  • lembre do recurso “ver mais” para linkar conteúdo e rastrear comportamentos dos usuários.

3. Propagandas e foco

Dos participantes da pesquisa da Hootsuite, 64% identificam um declínio no alcance orgânico de usuários, por isso preveem a necessidade de aumentar o orçamento para impulsionar anúncios, assim como seu volume.

 

Como fazer?

  • compreenda melhor seu público e mire nele;
  • defina seus objetivos e métricas;
  • invista em conteúdo de alta qualidade (vídeos curtos ajudam muito e estão em alta);
  • avalie a possibilidade de ter uma equipe ou contratar serviços especializados.

4. Código comercial e social

Na China, 70% das pessoas já compram usando redes sociais, ou seja, por um aplicativo similar ao WhatsApp — o WeChat —, boa parte das transações comerciais presenciais são realizadas. As tecnologias estão se aprimorando nesse sentido.

 

Como fazer?

  • comece pelos posts de compras diretas via Instagram;
  • compartilhe vídeos dos seus produtos em ação e vincule-os com opções de compra;
  • promova seus produtos com concursos e premiações.

5. Mensagens e relacionamentos mais próximos

Consumidores demandam experiências sociais mais individualizadas com as empresas. Ainda na pesquisa da Hootsuite, 46% dos entrevistados apontaram que utilizam apps de mensagem ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

Os usuários estão compartilhando mais nas redes sociais e passando mais tempo trocando mensagens privadas — o que remete à necessidade de aumentar a confiança no uso das redes.

 

Como fazer?

  • ative as mensagens via Facebook para sua página;
  • adicione plugins para seu site que dirijam os consumidores diretamente a aplicativos de mensagens;
  • configure bots ou assistentes de mensagens para perguntas mais frequentes (FAQ);
  • rode campanhas que incluam os aplicativos de mensagens.

Gostou de conhecer as 5 principais tendências de redes sociais para 2019? Saia na frente e compartilhe essas informações preciosas nas suas próprias redes!

 

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