Quais são as redes sociais mais usadas pelos jovens?

 

Historicamente, as redes sociais sempre sofreram flutuações da faixa etária mais presente. O Facebook, por exemplo, considerado a rede social com maior número de usuários, até 2015, era a plataforma preferida dos jovens para descontrair, socializar e procurar informações, segundo um levantamento do Centro de Pesquisas em Internet e Sociedade Pew Research Center.

No entanto, atualmente, o público adulto já marca maior presença na mídia social, provando que, embora as plataformas novas conquistem primeiro os adolescentes, por estarem sempre em busca de novidades, aos poucos, a tendência é a migração desse público para uma nova rede social. Mas, afinal, quais são as redes sociais mais usadas pelos jovens atualmente? Falaremos sobre isso no post a seguir! Venha conferir!

 

Quais são as redes sociais mais usadas pelos jovens?

Com o aumento da relevância do conteúdo audiovisual ao passar dos anos, principalmente graças à sua dinamicidade e ao fato de prender mais a atenção do que o formato de texto ou imagem, por exemplo, as redes sociais Instagram, com a funcionalidade de gravar vídeos nos Stories, e SnapChat têm sido as favoritas entre os jovens da atualidade.

A prova disso é um levantamento realizado pelo órgão de pesquisa Pew Research Center, o qual mostrou que 52% dos adolescentes dos EUA preferem acessar o Instagram, e 41%, o SnapChat.

O YouTube também é uma das mídias mais populares, sendo acessado por mais de 96% dos jovens brasileiros. Já o WhatsApp também não fica para trás entre o público com faixa etária mais baixa! Nos dias de hoje, ele ultrapassa o Facebook quando o assunto é se comunicar ou acessar notícias.

 

Qual a importância de entender o comportamento dos usuários?

Tudo bem, já entendemos que a maior tendência atual é constituída pelas redes sociais mais recentes e que, principalmente, são mais voltadas para o audiovisual. Entretanto, por que essa informação é tão relevante? Qual a importância de estudar e entender o comportamento dos usuários entre as plataformas?

A resposta é simples! Com a maior presença digital ao passar das décadas, atualmente, as redes sociais já são consideradas os melhores locais para atingir o público-alvo. Só no Brasil, por exemplo, mais de 62% dos usuários da internet afirmam estarem presentes nas plataformas — segundo o Relatório Digital in 2018: The Americans —, demonstrando a grande força comercial dessas mídias.

Sendo assim, não só é importante descobrir em qual rede social o seu público está mais presente para aumentar as vendas, como também é fundamental conhecer o seu comportamento e o seu perfil, a fim de produzir conteúdos relevantes e optar pelas estratégias de marketing digital mais precisas.

 

O Facebook ficou para trás?

Como falamos no início, o Facebook é a mídia social com maior número de usuários, contendo 2,07 bilhões de internautas ativos. Porém, com o passar dos anos, ele foi deixando de ser a plataforma mais acessada pelos jovens americanos e, hoje, ocupa o 4º lugar de preferência, atrás do YouTube, do Instagram e do SnapChat.

Além de o conteúdo audiovisual ter mais atrativos para ser acessado pelo smartphone — meio de acesso que tem crescido cada vez mais entre os usuários —, o Facebook também enfrenta dificuldades para atrair o público jovem por não apresentar tantas novidades na plataforma, passando para muitos a imagem de rede social “velha”.

Como podemos ver, as plataformas estão em constante mudança de público mais presente. As redes sociais mais usadas pelos jovens também costumam ser as mídias mais recentes e, portanto, com mais novidades de interação. As empresas precisam ficar de olho nisso para descobrir quais são as melhores plataformas para investir de acordo com as suas personas.

Além de entender o comportamento dos usuários nas redes sociais mais usadas pelos jovens, você também deve investir nas estratégias ideais para obter vantagem competitiva. Saiba como a Zion Content pode ajudar a sua empresa a obter melhores resultados nas redes sociais!

 

 

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