Como atrair mais clientes para o consultório odontológico com as redes sociais

Como atrair mais clientes para o consultório odontológico com as redes sociais?

No passado, era bem mais recorrente que as empresas e profissionais procurassem veículos de comunicação tradicionais, como revistas, televisão ou rádio para divulgarem seus produtos ou serviços. Quando os recursos eram reduzidos, as ações que demandavam menos investimentos — como a panfletagem — era uma das poucas soluções encontradas. Contudo, apesar dessas estratégias trazerem algum resultado, nem sempre alcançavam o público certo.

E é exatamente esse o ponto que explica o sucesso das campanhas nas redes sociais: a segmentação. Além de atingir os potenciais clientes, ou seja, aqueles que realmente podem ter interesse no seu serviço, essas ferramentas têm um custo muito menor e ainda possibilitam a mensuração de resultados de cada ação, de forma que você consiga avaliar o que tem dado certo ou o que precisa ser aprimorado.

No entanto, para conseguir bons resultados é preciso dispor das estratégias certas. Para isso, vamos mostrar algumas dicas de como atrair clientes nas redes sociais. Acompanhe!

 

Produza conteúdo de qualidade

Você já deve ter ouvido falar sobre o marketing de conteúdo, não é mesmo? Essa estratégia ficou bem conhecida porque, além de ajudar nos algoritmos das ferramentas de busca, como o Google, colabora com o fortalecimento de sua marca, atração e fidelização dos clientes.

Contudo, é fundamental que esse conteúdo seja original e útil para o seu público. Assim, uma das regras básicas, nesse tipo de estratégia, é a criação de uma persona. Não, não estamos falando do público-alvo. São coisas diferentes!

A persona é um personagem fictício que, além de conter as características primárias do público-alvo, como idade, sexo e localidade, apresenta também o comportamento do seu potencial cliente de forma mais aprofundada, levando em conta aspectos como suas necessidades, dificuldades, desejos, preferências etc.

Assim, fica mais fácil entender que tipo de conteúdo seu público necessita e tem interesse, qual  linguagem utilizar, quais temas são relevantes, entre outros aspectos.

 

Utilize vídeos

A internet possibilita a interatividade com diversos recursos, e os usuários adoram! Os vídeos estão entre os “queridinhos”. No Facebook, por exemplo, esse formato gera mais engajamento do que os outros tipos de publicações que contêm apenas imagens e links. E isso porque a própria rede social dá mais destaque e relevância para conteúdos em vídeos.

Porém, muita gente acha que pode ser muito complicado produzi-los, e não é bem assim! Basta um local silencioso, uma boa câmera (que pode ser, inclusive, a do seu próprio smartphone) e, principalmente, um tema relevante para sua persona, para criar conteúdos bem interessantes. Você pode fazer tutoriais, tirar dúvidas, falar sobre procedimentos etc. Use a criatividade!

 

Tenha frequência nas postagens

Sabe aquela frase “a constância é mais importante que a intensidade”? Funciona exatamente assim nas redes sociais. De nada adianta fazer diversas postagens em um período (o que pode ser considerado até chato para alguns usuários, causando o efeito contrário) e depois de um tempo desaparecer.

Para que os resultados surjam, é preciso ter frequência nas postagens, analisando sempre os dias e horários que têm o melhor retorno, além de considerar o dia a dia da sua persona, ou seja, quais os momentos em que ela esteja navegando nas redes sociais, podendo ver, assim, seus conteúdos.

Para fazer isso de modo mais organizado, o ideal é fazer um cronograma com todas as informações necessárias, apontando quando devem ser produzidos e publicados. Após um tempo, com os resultados mensurados, você pode ir ajustando esse planejamento, de acordo com as preferências e necessidades do seu público.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você tem uma rotina atribulada ou não tem muito conhecimento sobre o assunto, uma boa ideia é contar com uma agência especializada. Além da experiência dos profissionais e acesso a novas ferramentas e tecnologias que impactam diretamente nos resultados, você economiza tempo e pode focar no seu negócio!

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