Como combinar LinkedIn e Instagram para uma estratégia mais forte?

Como combinar LinkedIn e Instagram para uma estratégia mais forte?

As estratégias para redes sociais estão muito presentes dentro do planejamento de marketing das empresas e o Facebook, prioridade nessa prática, abre espaço para outras plataformas como LinkedIn e Instagram.

A primeira é mais indicada para compartilhar informações profissionais e desenvolver o networking. Já a segunda se transformou em um espaço para expor a marca por meio de fotos e campanhas promocionais.

A integração entre as duas é possível e necessária. Entenda, neste artigo, o porquê disso, conheça um pouco mais sobre cada uma, identifique os benefícios de combiná-las e saiba como avaliar se as campanhas estão dando certo. Acompanhe!

Sobre as plataformas

Em um contexto geral, uma rede social consiste em um espaço online para que os indivíduos se relacionem entre si. Mas, com o passar do tempo, as empresas foram enxergando o potencial da utilização delas como um canal de comunicação em marketing.

LinkedIn e Instagram são duas plataformas de relacionamento. A primeira, voltada para conexões profissionais, costuma ser usada para recrutamentos e outras atividades que envolvam o mundo corporativo.

O Instagram também pode ser usado para o lado profissional, uma vez que, por se tratar do compartilhamento de imagens, é uma ótima vitrine para produtos; além de ser o canal indicado para concentrar as ações promocionais.

 

Diferenças no uso estratégico dessas redes

As próprias redes adaptaram o seu funcionamento para incentivar o marketing corporativo. Prova disso são os anúncios patrocinados no Instagram.

Entretanto, duas plataformas diferentes exigem estratégias diferenciadas de posicionamento e produção de conteúdo, ainda que o objetivo a ser alcançado seja o mesmo.

 

Instagram

Voltada para a exibição de fotos e pequenos vídeos, tem um ótimo índice de engajamento por meio das curtidas e comentários.

Aqui, o conteúdo ideal é aquele que preza por uma boa comunicação visual, com fotos de qualidade, seguindo um padrão de edição e apoiado pelo uso das hashtags adequadas.

A criatividade faz a diferença no posicionamento da marca. Levantar bandeiras de causas sociais ou ambientais e mostrar os bastidores de um evento são alguns pontos interessantes que podem ser explorados.

 

LinkedIn

Os assuntos abordados no LinkedIn devem considerar o ramo de atuação da empresa anunciante. Isso porque a rede de relacionamentos é um pouco mais específica e bastante profissional, local em que os usuários buscam por informações sérias e relacionadas ao mercado de trabalho.

As promoções devem ser deixadas de lado e o foco deve estar em artigos sobre economia, oportunidade de trabalho, novidades do segmento, responsabilidade social, entre outras.

 

Benefícios da combinação entre LinkedIn e Instagram

Combinar as estratégias de redes sociais, no geral, é muito vantajoso para uma empresa, pois cada rede comporta um perfil diferente de público. Portanto, quando a marca se posiciona em mais de uma plataforma, a consequência é atingir um número maior de usuários.

No caso da fusão entre LinkedIn e Instagram na estratégia, a integração consegue engajar clientes ao mesmo tempo em que atrai parceiros de trabalho e novos talentos, que é tudo o que uma empresa precisa: demanda para consumir seus produtos e serviços, além de um time altamente capacitado.

É importante salientar que a comunicação visual nas duas plataformas deve ser coerente e conversar entre si.

 

Métricas de avaliação

O resultado das campanhas realizadas é medido por meio das métricas de avaliação. No LinkedIn, existe uma aba chamada “Análise”, que disponibiliza o perfil dos seguidores e o número de curtidas e comentários. Quanto mais próximo ao público-alvo estiver esse perfil, e maiores forem as interações, mais certeira terá sido a estratégia.

O Instagram também tem a sua ferramenta para analisar esses dados, chamado Instagram Analytics. Basta que a sua marca tenha um perfil profissional na rede, que um painel de controle é disponibilizado com informações semelhantes às do LinkedIn.

Percebeu como a união entre LinkedIn e Instagram pode fazer o nome do seu negócio ir além? Usar as estratégias certas para cada plataforma certamente vai trazer visibilidade à sua marca e melhorar o seu posicionamento no mercado.

O artigo foi útil para você? Quer continuar aprendendo mais sobre a divulgação do seu negócio? Então clique aqui e leia o artigo que preparamos especialmente sobre esse assunto!

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