Como funciona a timeline do Facebook e o que o usuário vê primeiro?

Como funciona a timeline do Facebook e o que o usuário vê primeiro?

Compreender a timeline do Facebook é um grande desafio para muitos. A explicação para isso está no fato dessa rede social estar em constante aprendizado sobre o comportamento dos usuários, o que reflete em mudanças nas preferências e nos algoritmos.

Para quem usa a rede social como canal de divulgação dos seus conteúdos e serviços, essa é uma realidade que exige muita atenção e constante atualização, já que esse tipo de alteração ocorre de forma cada vez mais frequente e negligenciar esse ponto significa fracassar na estratégia.

Por esse motivo, listamos alguns tópicos que explicam em detalhes como funciona a timeline do Facebook e como criar conteúdo interessante e atrativo para aparecer mais vezes no feed de notícias. Pronto para aprender? Então prossiga a leitura e descubra!

Critérios de classificação

O Facebook se propõe, entre outras coisas, a ser um portal de notícias personalizado, ou seja, trazer conteúdos que estejam adequados aos perfis de interesse de cada usuário.

A forma de classificação do que deve aparecer primeiro segue alguns critérios como origem da publicação e relevância do conteúdo. A origem da publicação é um ponto que inspira muito cuidado para combater as chamadas fake news.

Por sua vez, a relevância se baseia no histórico de interações para trazer conteúdos que estejam interligados com que o usuário já demonstrou interesse. Essa combinação de variáveis define o que será visto primeiro, em uma espécie de ranking da relevância.

Diferenças com o Twitter

Em uma estratégia de comunicação sólida, muitas vezes há o uso combinado de redes sociais. Isso exige o domínio do funcionamento de todas elas para obter os melhores resultados.

Em comparação com a timeline do Twitter, que é outra mídia bastante utilizada, a timeline do Facebook apresenta algumas diferenças.

A principal delas está na forma de classificação, pois o Twitter trabalha por ordem cronológica enquanto o Facebook usa o critério de relevância e também mescla publicações orgânicas e pagas a fim de gerar um feed mais equilibrado.

Estratégias para a timeline do Facebook

Como já foi possível perceber, a concorrência entre as publicações é enorme e aparecer primeiro na timeline do Facebook demanda uma série de estratégias para gerar engajamento. Por isso, listamos as principais. Confira quais são!

Ver primeiro

Essa é uma estratégia que exige educar o usuário, pois será preciso que ele opte por ver primeiro as suas publicações. O segredo para conseguir isso está na capacidade de gerar valor para ele de tal forma que, ao acessar o feed de notícias, terá certeza de que a sua empresa/página sempre apresenta conteúdos relevantes e vai optar por vê-los primeiro.

Notícias atualizadas

O Facebook dá um maior espaço para notícias atualizadas e de acontecimentos recentes. Esse fator é muito valorizado devido a essa mídia querer se tornar uma espécie de jornal em tempo real.

Portanto, esse é um critério que precisa estar presente em algumas das suas publicações, a fim de ganhar pontos com o algoritmo.

Transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo geram, em média, um engajamento três vezes maior do que vídeos gravados. A explicação para isso é parecida com a do item anterior, já que essa mídia social valoriza a interação em tempo real entre página e usuário.

Por isso, é sempre válido investir nessa ferramenta, o que não exclui a importância/necessidade dos vídeos gravados, afinal, é preciso de um manancial de recursos para se destacar nessa rede social.

A diversidade também deve estar presente na criação de conteúdo, pois gerar autoridade exige a criação de conteúdos relevantes, diversificados e que favoreçam o engajamento, seja o conteúdo apresentado por vídeo ou escrito.

Com o nosso post, você pôde compreender o funcionamento da timeline do Facebook, conhecimento que é, ao mesmo tempo, um diferencial competitivo e uma estratégia de sobrevivência.

Diferencial porque muitas empresas ainda negligenciam a importância da timeline do Facebook e estratégia de sobrevivência porque esse domínio é necessário para quem planeja alcançar grandes resultados com essa rede social.

E que tal se aprofundar e aprender mais sobre como gerenciar os seus anúncios no Facebook? É o que você vai encontrar nesse post explicativo e imperdível sobre o tema. Confira!

 

 

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: