3 melhores formas de utilizar vídeos nas redes sociais da empresa

3 melhores formas de utilizar vídeos nas redes sociais da empresa

O marketing digital já está bem difundido e, por isso, muitas empresas têm usado as estratégias desse recurso para divulgar produtos e serviços. Mas você já deve ter percebido que tais ações são quase sempre relacionadas a conteúdos textuais e imagens, não é mesmo? A razão disso é que as pessoas têm medo de produzir e divulgar vídeos nas redes sociais por pensarem que é mais complicado.

O problema é que, devido a esse receio, o negócio pode perder uma grande oportunidade de engajar o público e vender mais. Para que você tenha uma ideia, até 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos.

Neste post, vamos dar uma forcinha e mostrar que produzir vídeos nas redes sociais não é nenhum bicho de sete cabeças. Apresentaremos, na sequência, três dicas com as melhores formas de utilização dos recursos audiovisuais. Continue a leitura para conferir!

 

1. Conheça o público e as preferências dele

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a sua audiência. Mas de nada adianta alcançar milhares de pessoas, se elas não têm interesse no seu produto, certo? Aliás, até mesmo aquelas que constituem o seu público-alvo e que, provavelmente, estão precisando dos seus serviços, precisam ser estimuladas a descobrir essa necessidade.

A melhor maneira de atingir os potenciais clientes é com a criação de uma persona — personagem fictício que representa o cliente ideal. Para desenvolvê-la, é preciso fazer um estudo do público, de forma a descobrir muito mais que características simples e gerais, como sexo e idade. A ideia aqui é identificar necessidades, desejos e até mesmo quem está envolvido no seu processo de compra.

Tudo isso lhe direciona ao tipo de conteúdo mais relevante a ser criado — incluindo a linguagem e o tempo médio de duração que os vídeos devem ter.

 

2. Produza o formato certo para cada rede social

Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook… ufa! São muitas as redes sociais, sendo que cada uma tem funcionalidades e objetivos diferentes que precisam ser considerados na hora de criar os conteúdos.

Para você entender melhor como usar os vídeos nas redes sociais, vamos sugerir os melhores formatos para as principais delas. Veja!

Facebook

Os vídeos didáticos e curtos tendem a fazer mais sucesso nesse canal. Sabe aqueles vídeos “faça você mesmo”? Geralmente, eles têm poucos minutos, mas são úteis e, por isso, recebem muitas curtidas e compartilhamentos.

Instagram

Como essa rede é mais ligada ao visual, é importante prestar atenção na qualidade da imagem. Além disso, os vídeos precisam ser curtos, pois há uma limitação de 60 segundos na plataforma. Ah, não se esqueça de que as hashtags também são um ótimo recurso para que o conteúdo tenha mais visibilidade.

Twitter

Uma tendência do Twitter que tem possibilitado grande alcance é criar um tweet incentivando os usuários a fazer perguntas — que podem ser dos seus produtos e serviço. Posteriormente, você pode produzir um vídeo respondendo as mais interessantes.

 

3. Utilize legendas

Todo mundo está conectado o tempo todo. Em casa, no trabalho ou na academia, as pessoas não largam seus celulares. Contudo, dependendo do local, nem sempre dá para ouvir os vídeos — o que pode impedir os usuários de assisti-los.

A boa notícia é que isso é fácil de resolver. Basta colocar legenda nos vídeos, de forma que seja possível entendê-los mesmo sem áudio. Além disso, o recurso é ótimo para aqueles casos em que o som não saiu perfeito.

Por fim, vale destacar que a qualidade dos vídeos nas redes sociais também é fundamental para o sucesso da estratégia. Portanto, invista em um conteúdo relevante para a sua persona, procure um ambiente silencioso e filme com uma câmera com boa resolução, mesmo que ela não seja profissional. Inclusive, há ótimas opções de smartphones que não deixam a desejar.

Quer descobrir mais informações? Neste outro post, destacamos seis ferramentas que podem ajudar a impulsionar ainda mais os resultados nas redes sociais. Não deixe de ler!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: