Produção de conteúdo para redes sociais: siga esse checklist!

Produção de conteúdo para redes sociais: siga esse checklist!

Sua página no Facebook tem vários seguidores, assim como a do Instagram. No entanto, o resultado ainda não é o esperado? A verdade é que o objetivo de uma empresa em tais plataformas deve ser a criação de um relacionamento mais duradouro com seus usuários. Por isso, a produção de conteúdo para redes sociais não deve ser feita de maneira aleatória, mas planejada.

No post de hoje, criamos uma checklist com os pontos principais para que você produza conteúdo de qualidade para redes sociais. Confira!

 

Planeje sua estratégia

Como tudo que envolve o marketing de uma empresa, o gerenciamento de redes sociais deve ser bem planejado, a fim de que obtenha resultados positivos. O primeiro passo é desenvolver o esqueleto de sua estratégia.

 

Estruture a persona

Estruturar a persona é uma forma de definir o público que você quer atingir. A persona é um personagem fictício, baseado em dados reais do seu público. No entanto, mais do que apenas dados demográficos, ela possui nome e personalidade.

 

Utilize palavras-chave

As palavras-chave são os termos pesquisados pela sua audiência quando ela faz suas buscas. Realize uma pesquisa dos que são mais relevantes para sua persona, e utilize-os em suas postagens.

 

Invista em diferentes formatos

Variar o formato de seu conteúdo é uma ótima maneira de atrair mais atenção, mantendo o seu público interessado e engajado. Por isso, considere a utilização de textos, imagens, infográficos e vídeos.

 

Produza conteúdos atuais e relevantes

Além de ficar ligado nas palavras-chave mais usadas, acompanhe as datas comemorativas e os eventos de grande porte. Eles são ótimos assuntos para produção de posts atuais e relevantes.

 

Escolha bem os conteúdos visuais

O conteúdo visual vai variar de acordo com a estratégia adotada para alcançar a persona e, em geral, é determinante para seu engajamento. A utilização correta de imagens, por exemplo, aumenta a visualização de seus posts no Facebook. Afinal, elas melhoram a escaneabilidade e facilitam o entendimento das informações.

Ele pode ser uma imagem, um infográfico ou, até mesmo, um meme. O único requisito é que seja relevante e relacionado a sua identidade digital.

 

Acompanhe as métricas

Medir o desempenho de suas postagens e extrair insights disso é fundamental para a eficiência da produção de conteúdo para redes sociais.

Entre as métricas que merecem ser analisadas estão o número de visualizações, o engajamento da audiência, a taxa de conversão e o comportamento geral do público em relação ao conteúdo. Por meio disso, é possível definir o que está funcionando em sua estratégia e o que ainda necessita de ajustes.

Se você leu até aqui, já sabe que a produção de conteúdo para redes sociais é essencial para o sucesso de qualquer empresa no meio digital. Siga a nossa checklist e aprimore a qualidade do seu trabalho. Para terminar, lembre-se de que o processo é bem mais complexo do que apenas reunir centenas de seguidores, ok? É preciso engajá-los!

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