Curadoria de conteúdo: o que devo postar nas páginas da minha empresa?

É incontestável a importância do marketing de conteúdo na era digital. Mas criar materiais originais, constantemente, é desafiador, não é mesmo? Isso envolve capacidade criativa que, às vezes, falha. Também demanda tempo, que pode se tornar escasso. Nesse momento, a curadoria de conteúdo pode se tornar sua aliada.

Mas você sabe o que significa isso? Basicamente é um processo de filtragem de informações já publicadas e que podem ser incorporadas ao seu calendário editorial para aumentar o engajamento do público nas redes sociais. Porém, antes de embarcar nessa, você precisa entender mais sobre o assunto. Então, vamos lá!

O que é curadoria de conteúdo?

Todos os dias, vemos uma avalanche de conteúdos na rede. Segundo os dados apresentados pela Lore Lewis e Officially Chadd, na Visual Capitalist, em um único minuto na internet, são realizadas 3,8 milhões de buscas no Google e 1 milhão de acessos no Facebook.

Além de 87.500 pessoas twittando, 344.222 acessos no Instagram e 18,1 milhões de textos enviados. Esses números nos mostram que milhares de vídeos são carregados online, blogs posts são publicados e mensagens são compartilhadas em pouquíssimo tempo.

Como gerenciar essa quantidade de informação? Com a curadoria de conteúdo. Sua finalidade é encontrar, filtrar e organizar os dados úteis e relevantes para levar até o seu público. Ela pode ser feita de duas maneiras. Uma é misturar o conteúdo novo com o já existente. 

A outra é aprimorar e adequar os conteúdos já publicados, de acordo com a voz da marca e a linguagem da sua persona. Mas tome muito cuidado com o famoso copiar e colar. Isso é considerado plágio. Além do mais, se o conteúdo original não for considerado relevante, um igual também não será. Mas será que a curadoria de conteúdo é interessante para o seu negócio? Descubra, a seguir!

Qual a importância da curadoria de conteúdo?

Se você ainda não sabe por que fazer essa curadoria, confira suas vantagens para compreender a importância dessa estratégia para o seu marketing de conteúdo.

Constrói relacionamentos

A curadoria de conteúdo é uma oportunidade para construir relacionamentos com parceiros estratégicos. Uma dessas parcerias pode ser um guest post, que traz pontos positivos para os dois lados. Entre elas, aumentar a visibilidade, melhorar o posicionamento orgânico e oferecer mais conteúdo de qualidade.

Economiza tempo

Se você tem uma rotina muito cheia e acaba ficando sem tempo para planejar a criação de conteúdo, então a curadoria é ideal para você. Enquanto acompanha as novidades de sua área de atuação, pode selecionar aquelas que podem ser aproveitadas em suas estratégias de conteúdo.

Cria autoridade

Quando você aproveita o excesso de informações, lapida e divulga nas redes sociais, mostra que o seu negócio está de olho nos assuntos mais relevantes para o seu mercado. Isso faz com que você demonstre mais autoridade sobre o seu ninho, o que gerará novas oportunidades de vendas.

Precisa de ajuda para planejar o conteúdo?

Apesar de parecer uma tarefa muito mais fácil do que produzir conteúdos originais, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer a curadoria de conteúdo. É necessário verificar constantemente as tendências do mercado e avaliar a relevância do conteúdo.

Também é preciso checar a veracidade dos dados, utilizar as ferramentas adequadas e alinhar as informações às suas estratégias de marketing. Uma dica para quem deseja inserir essa estratégia é contar com a ajuda de uma empresa especializada, pois ela já tem experiência, processos e ferramentas ideias para isso.

Buscar um parceiro permite que seu negócio economize tempo e foque outras áreas que merecem mais atenção. Por fim, dispensa o gerenciamento interno, conta com uma equipe capaz de alinhar uma estratégia de inbound completa e uma consultoria especializada em marketing de conteúdo.

Viu como a curadoria de conteúdo pode ajudar você a escolher o que postar nas redes sociais diante da falta de criatividade e de tempo? Então, não perca tempo e invista nessa solução! Não se esqueça de continuar investindo, também, na produção de conteúdo original.

Aproveite a visita e veja como nós podemos ajudar você. Entre em contato com a gente!

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