Stories do Instagram

Afinal, o que mudou no engajamento com os stories do Instagram?

Frequentemente, as redes sociais agregam novas ferramentas. Os stories do Instagram, por exemplo, foram uma inovação de impacto. Para empresas que usam esse recurso, é importante saber informações mais precisas, incluindo sua relação com a média de engajamentos.

Baseadas em instantaneidade e agilidade, os stories são fotos ou vídeos que aparecem por poucos segundos, sumindo 24 horas depois. E seu sucesso foi estrondoso! Por isso, preparamos esta postagem específica sobre a plataforma. Afinal, o que mudou no engajamento com os stories do Instagram?? Continue lendo e confira!

 

Impacto inicial

Para começar, é necessário mencionar um levantamento feito pela Iconosquare, logo nas primeiras semanas depois do lançamento dos stories. A pesquisa constatou uma queda de 15% no engajamento após a disponibilização do recurso.

Para o estudo, foi considerado o número de fotos postadas no feed pelas contas analisadas. E, mesmo com a manutenção da quantidade de publicações ao estilo tradicional, o engajamento caiu.

Em outras palavras: os usuários do Instagram davam prioridade aos stories, dedicando menos tempo para acompanhar as postagens ”‘fixas’”. Porém, conforme veremos a seguir, hoje essa nova ferramenta é primordial para a divulgação de empresas.

 

Vantagens dos stories do Instagram

O público respondeu positivamente aos stories, logo, coube às companhias se adaptar a isso. Agora, consolidado, o recurso do Instagram oferece muitos estímulos para ser usado diariamente. Vejamos:

 

Posicionamento privilegiado

Quando se abre o Instagram, os itens com mais destaques são os stories. Assim, o visitante não precisa rolar a tela para acessá-las: fixada na parte superior, a opção está disponível logo ao selecionar o aplicativo.

Pensando nisso, vale a pena saber quais são os melhores horários para realizar uma publicação, levando em conta o tráfego de usuários.

 

Atração causada pelo mistério

Essa plataforma agrega uma dose de mistério à navegação. No momento em que se bate os olhos nos stories em destaque, é normal já se imaginar do que tratam aqueles materiais. Logo, o usuário fica curioso e tende a clicar para conferir a essência da publicação.

Além disso, a efemeridade também é misteriosa. Afinal, caso o conteúdo não seja visto instantaneamente, pode já ter sumido no próximo acesso ao Instagram. Essa mistura de tempo curto para visualização e ocultamento do material é bastante chamativa.

 

Alcance elevado

Uma pesquisa idealizada pela mLabs concluiu que a média de visualizações dos stories de perfis com até 10 mil seguidores é de 2,5%. Esse percentual é considerável, mostrando que vale a pena o investimento no recurso.

Criando uma conta no Instagram Business, esse alcance pode ser ainda maior. Isso porque a média de visualização dos stories cresce 30%, se comparada à de perfis pessoais. Além disso, a possibilidade de usar hashtags e inserir uma localização facilita a encontrabilidade da marca.

 

Práticas para engajar o público

O sucesso alcançado pelos stories resulta no incremento constante da ferramenta. Atualmente, é possível fazer transmissões ao vivo, criar enquetes e destacar as melhores postagens no perfil, durante o tempo desejado. Separamos as principais dicas de engajamento.

 

Incentivo à interação

Os stories acrescentaram interatividade ao Instagram. Um exemplo disso é a possibilidade de gerar enquetes — vale a pena testar com os seguidores a ideia de um possível novo formato de conteúdo, por exemplo. Vídeos ao vivo também são ótimas maneiras de promover um contato mais próximo.

 

Postagem de imagens descontraídas

Descontrair é muito importante. Assim, por meio dos stories, uma empresa pode levar aos seguidores um material diferente do habitual. Aqui se encaixam momentos divertidos, como bastidores do trabalho, vídeos gravados no formato selfie e imagens com tom divertido.

 

Despreocupação com a perfeição

Outra dica relevante é esquecer os aspectos tradicionais de produção de conteúdo. O ângulo e a iluminação, por exemplo, podem ser tranquilamente deixados de lado. Até porque a publicação desaparece em 24 horas, então, aproveite para quebrar o gelo!

Enfim, conforme vimos ao longo do texto, os stories modificaram os pontos de vista sob o Instagram quando o assunto é empreendedorismo. A expansão da marca ganhou um aliado diferente, que serve como alternativa às postagens geralmente feitas em redes sociais. Então, aproveite o que a ferramenta tem de melhor!

E aí, gostou do artigo? Está por dentro das possibilidades que os stories do Instagram oferecem? Sobraram dúvidas? Deixe o seu comentário no post!

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