Facebook ou Instagram: qual usar para promover uma clínica odontológica?

Facebook ou Instagram: qual usar para promover uma clínica odontológica?

Seja qual for a rede escolhida para trabalhar, o Facebook ou Instagram tem as suas particularidades e benefícios. Desde 2012, o Instagram pertence ao Facebook. Com isso, a integração entre as duas redes foi simplificada.

As plataformas mantêm seus focos diferenciados, têm as suas particularidades, mas é possível adotar uma estratégia inteligente que contemple as redes simultaneamente.

Descubra aqui como você pode utilizar cada uma delas para promover a sua clínica odontológica e receba dicas fundamentais para ambos aplicativos. Acompanhe!

Os benefícios do Facebook ou Instagram

Seja qual for a rede escolhida, o uso de estratégias adequadas para cada uma das duas traz benefícios para a imagem do seu consultório. Dentre as vantagens do Facebook, podemos citar:

  • as ferramentas da plataforma promovem uma busca eficaz pelo seu público-alvo;
  • o sistema de métricas permite avaliar os resultados da campanha, otimizando o investimento e permitindo que você faça alterações, caso necessário;
  • os anúncios podem ser personalizados de acordo com o público que você quer atingir;
  • funciona como uma vitrine de produtos, possibilitando o anúncio de vários serviços ou a publicação de uma série de fotografias em uma só postagem;
  • a interação é imediata e possibilita o compartilhamento fácil e rápido das suas postagens;
  • o sistema de mensagens pode ser utilizado como um canal de comunicação e relacionamento;
  • a pessoa pode pesquisar o horário de atendimento e o telefone de contato, além de ver em tempo real se a clínica está em funcionamento.

Já o Instagram é uma plataforma focada em imagens e vídeos. Nela, o consultório tem os seguintes privilégios:

  • vincular a conta com a do Facebook, compartilhando um conteúdo automaticamente nas duas redes;
  • usar a ferramenta de “histórias” como recurso para a publicação de vídeos, enquetes, perguntas e dar dicas, humanizando a marca;
  • promover uma transmissão ao vivo, muito útil para sorteios, workshops apenas para convidados e esclarecimento de dúvidas;
  • criar um canal de vídeos, com o novo IGTV;
  • divulgar serviços por meio das hashtags.

Quando as duas redes são comparadas, o Facebook é a rede social mais popular e o Instagram é a plataforma mais engajada. Você pode investir se inspirando em perfis profissionais, como o da doutora Pimple Popper no Instagram. Os pequenos vídeos de remoção de cravos e espinhas fazem o maior sucesso e podem servir de inspiração para os consultórios odontológicos postarem lives menos invasivas.

As diferenças entre as duas plataformas

Tão iguais, mas tão diferentes. É assim que podemos definir as plataformas. Conhecer as diferenças entre as duas é fundamental para publicar os conteúdos mais adequados em cada uma.

Como mencionamos no tópico anterior, o Instagram está mais focado na publicação de fotos e vídeos. Com isso, o Facebook assume o papel de disseminar as fotos publicadas por meio da interação de contas, além dos conteúdos relevantes sobre saúde e cuidados bucais que devem ser produzidos e postados em nome do seu consultório.

Veja dois pontos importantes a serem considerados quando pensamos no conteúdo que deve ser publicado:

  • O Facebook apresenta um público maduro, enquanto o Instagram comporta uma geração mais nova;
  • O Instagram tem uma média maior de visualizações, enquanto o Facebook domina as interações por meio de curtidas e compartilhamentos.

Ou seja, esse é mais um indício de que as duas redes podem e devem ser utilizadas como complemento uma da outra. Por isso, mãos à obra.

Dicas para usar estas redes sociais

Para saber se um conteúdo está mais adequado para o Facebook ou Instagram, é necessário que o profissional estude e planeje suas ações de acordo com as especificidades citadas acima.

As redes sociais possuem uma série de recomendações que devem ser seguidas para garantir a visibilidade. São elas:

  • manter o perfil sempre atualizado;
  • saber usar as hashtags;
  • abusar da criatividade;
  • responder os comentários e mensagens com educação, simpatia e agilidade.

Percebeu como você não precisa escolher entre o Facebook ou Instagram para divulgar o seu negócio? As duas redes têm seus benefícios particulares e podem funcionar como uma extensão da outra.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais informações sobre a gestão dessas mídias? Deixe seu comentário, teremos prazer em atendê-lo!

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