Feed Instagram

Feed do Instagram: entenda como funciona e gere mais engajamento

Você também é daqueles que sente falta da ordem cronológica nos feeds das redes sociais? Saiba que a tendência é que não vejamos mais desses modelos por aí. O feed do Instagram deixou de ser cronológico em 2016 e passou a dividir e mostrar publicações de acordo com a sua relevância.

Acontece que os usuários, principalmente as empresas, precisam ficar atentos às mudanças, pois, ao entender melhor como o novo feed do Instagram funciona, é possível usar o algoritmo a seu favor. Pensando nisso, elaboramos este post para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas. Fique ligado e boa leitura!

 

Motivo da mudança

Apesar de a mudança ter sido criticada pela maioria dos usuários, a empresa responsável pelo Instagram não deverá voltar atrás tão cedo. Ela alega que, antes, as pessoas só viam metade do conteúdo do feed. Com a ordem de relevância, esse percentual e o tempo de permanência na plataforma aumentaram.

 

Funcionamento do feed do Instagram atual

A própria empresa busca ser um pouco mais transparente com as suas práticas e alega não esconder publicações de usuários no feed (desde que não infrinjam as regras da plataforma, é claro).

O novo feed funciona por ordem de relevância, dando espaço para que o Machine Learning (Aprendizado da Máquina) guie e gere feeds personalizados para cada usuário. Na hora de ordenar as publicações, alguns fatores são considerados, tais como:

 

Interesse

Basicamente, se você quer ver mais postagens de determinada página no seu feed, a dica é curtir e interagir mais com ela. Isso porque o Instagram considera os engajamentos passados e o processo de observação computacional descobre suas interações com outras páginas com conteúdo parecido.

 

Factualidade

Apesar de não funcionar em ordem cronológica, o atual feed do Instagram também valoriza conteúdos mais recentes e factuais.

 

Relacionamento

Ele considera muito a proximidade com o autor da publicação, dando maior prioridade para aqueles que o Instagram entende que você tem mais contato — já que curtiu e/ou comentou suas postagens anteriores, por exemplo.

 

Usabilidade

O Instagram muda a forma como o seu feed se apresenta de acordo com a quantidade de vezes por dia que você entra na plataforma e sua permanência nela.

 

Seguidores

A quantidade de seguidores também é importante. Caso você tenha poucos, é provável que consiga ver tudo o que é postado por eles. Já no caso de muitos perfis seguidos, o Instagram dificultará o seu acesso ao conteúdo de todos.

Informações importantes sobre o feed do Instagram

Vários fatores podem ser observados, desmistificados e abusados para que se possa obter o máximo de retorno de engajamento com ações no Instagram. Conheça alguns deles abaixo:

  • vídeos não recebem relevância ou são mostrados com maior prioridade como acontecia antigamente;
  • o Instagram não diferencia perfis pessoais de profissionais;
  • diferentemente de como muita gente pensa, o Instagram não trata como spammer ou diminui o alcance de publicações que postarem mais de 30 hashtags de uma vez só;
  • perfis que utilizam os novos recursos da plataforma (tais como Stories e Lives) também não recebem destaque;
  • o Instagram entrega suas postagens para apenas cerca de 10% da sua audiência, o que pode prejudicar ou frustrar perfis empreendedores que dependem da visibilidade das publicações;
  • complementando a regra dos 10%, é importante focar nos primeiros momentos das suas postagens e buscar gerar o máximo de engajamento no início. Isso porque o Instagram se baseia na performance da postagem para distribuir o conteúdo para o resto da audiência.

Agora você já entende como funciona o feed do Instagram atual e, em vez de ter saudade e ficar aguardando pelo lançamento de uma possível alternativa de feed cronológico, vale mais a pena adequar-se ao novo modelo e tirar bom proveito dele, não é mesmo? Atente-se aos detalhes, busque descobrir qual é o seu melhor horário para postar na rede e faça bom proveito da regra dos 10% da plataforma!

E aí, gostou do artigo? Aproveite, então, para complementar o assunto e baixar o nosso eBook com 11 dicas de Instagram gratuitamente!
Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: