Fidelização de clientes: como usar as redes sociais no pós-venda?

É comum lermos e ouvirmos que as redes sociais são ótimos ambientes para conquistar novos consumidores e parceiros de trabalho. O que muitos não sabem, é que elas também são ótimos canais para a fidelização de clientes.

Manter um bom relacionamento com aqueles que consomem produtos ou serviços da sua empresa é uma das chaves para o sucesso do negócio. Se na vida pessoal plataformas como o Facebook cumprem bem o papel de aproximar as pessoas, no mundo corporativo não seria diferente.

Conheça agora quais técnicas podem ser utilizadas para manter a proximidade com o cliente e experimente os resultados positivos que podem ser alcançados. Acompanhe!

 

Crie conteúdo para fortalecer a marca

Não tem jeito, o marketing de conteúdo já conquistou seu espaço no hall das melhores estratégias para a web. Ele também pode ser bastante eficiente no processo de fidelização de clientes.

Aposte em conteúdos interessantes e divertidos, equilibrando informação e bom humor para fortalecer a marca. Com posts relevantes, também é possível manter o nome da empresa vivo na lembrança dos clientes e despertar o interesse do seu público-alvo em continuar fechando negócios com você.

 

Promova pesquisas de satisfação

Já pensou em incentivar os seus clientes a responder pesquisas de satisfação para descobrir exatamente o que eles desejam consumir e o que esperam dos seus serviços?

Investigue como foi a experiência dessa pessoa com a sua empresa e, se for preciso, ofereça um desconto para que ele responda e volte a fazer negócio com você. Sempre que concluir uma compra, convide o consumidor a seguir a página nas redes sociais e cite eventuais promoções divulgadas exclusivamente nessas plataformas.

Lembre-se que você precisa entender o que o público está buscando para poder transformar o comprador em um cliente fiel. Promova pequenos questionários e descubra!

 

Busque o engajamento

As redes sociais disponibilizam um valioso instrumento para descobrir se as estratégias estão dando certo. Por meio das métricas de avaliação, é possível avaliar se os clientes realmente estão envolvidos com os conteúdos disponibilizados.

Uma boa campanha não pode ir ao ar sem ter metas de engajamento estabelecidas. Isso significa que os resultados precisam ser constantemente observados. Entre os itens que você pode avaliar:

  • a taxa de interação;
  • número de realmente interessadas no seu conteúdo;
  • volume de posts compartilhados;
  • número de pesquisas de satisfação respondidas.

Se os níveis estão baixos, não desanime! Altere seus planos quantas vezes for necessário. Aproveite que as plataformas possibilitam uma postura resiliente sem que você prejudique ou desvie muito do seu planejamento.

 

Ofereça canais de atendimento

Nem todo mundo gosta de telefone ou tem paciência para esperar por um e-mail. O consumidor tem um perfil cada vez mais imediatista. Por isso, empresas que respondem seus clientes rapidamente têm maiores chances de vender mais.

Isso não muda no pós-vendas. Estimular os compradores a enviar um recado relatando sua experiência de compra, se disponibilizar a solucionar eventuais dúvidas ou problemas, oferecer canais como o chat do Facebook, e estabelecer uma conversa são mecanismos eficientes para a fidelização de clientes.

A plataforma disponibiliza a abertura automática da conversa assim que o indivíduo curte a pagina do negócio, informando o tempo médio de respostas. Portanto, não economize na atenção!

A fidelização de clientes é uma medida de extrema importância para a sustentabilidade de qualquer negócio, e as redes sociais funcionam como um grande facilitador para atingir esse objetivo. Invista nisso!

Quer continuar aprendendo mais sobre as melhores estratégias para as redes sociais? Conheça, então, quais as principais tendências que vão ganhar força no mercado!

 

 

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