Gestão de mídias sociais

Gestão de mídias sociais: como fazer o orçamento de forma correta?

Precisa aumentar a visibilidade da sua empresa? Quer expandir o seu negócio e consequentemente otimizar as suas vendas? Está cansado dos canais tradicionais e por isso está partindo para o marketing digital? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui nós falaremos sobre a gestão de mídias sociais.

Devido ao imenso poder de alcance e a sua importância no que se refere à atração dos clientes e à construção de imagem de uma marca, não investir nas redes sociais como parte das suas estratégias de publicidade certamente seria um erro.

 

O que dizem os dados

Conheça o levantamento realizado recentemente pela eMarketer, que apontou que mais de dois, a cada cinco brasileiros acessam as redes sociais pelo menos uma vez por mês. Bastante gente, não é mesmo?

Embora realizado em 2015, sabe-se que de lá para cá os números aumentaram. Na ocasião, apenas o Facebook contava com aproximadamente 79 milhões de usuários inscritos: a expectativa é que esse número aumente para cerca de 97 milhões em 2019.

Dito isso, apresentaremos a seguir os pontos que devem ser levados em conta na hora de definir o seu orçamento para as mídias sociais. Confira!

 

Quais são os seus objetivos

Em primeiro lugar, tenha bem claro quais são os seus objetivos com as redes sociais. Quer apresentar um novo produto ou deseja fortalecer o branding da sua marca e aproximar-se um pouco mais dos consumidores?

Enfim, analise essas questões e as diversas outras que podem lhe surgir. E o por que disso? A resposta: porque para cada objetivo diferentes linhas de ações deverão ser tomadas, interferindo, desse modo, na “configuração” do orçamento.

Apesar da ideia central ser a mesma, ou seja, o aumento da vendas, sair atirando para qualquer lugar sem um ponto de referência não lhe trará bons resultados. Isso é certo.

 

Quanto se pretende investir

Definido os objetivos, o próximo passo será determinar quanto você estaria disposto a investir no trabalho e na gestão das mídias sociais. Essa informação é de fundamental importância para que seja possível segmentar o orçamento de modo que as ações mais estratégicas obtenham o montante necessário.

Feito isso, a administração dos valores e do planejamento ficará mais fácil, simplificando o seu entendimento em relação aos custos com profissionais, à criação, ao monitoramento e claro, às despesas fixas.

Para alcançar uma maior exatidão e otimizar os seus gastos, vai a dica: tenha ao seu lado uma agência especializada e com expertise de mercado. Aliás, procure esse parceiro para lhe auxiliar ainda na definição dos objetivos.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a mensuração dos resultados. Mesmo que parte posterior ao orçamento, essa atividade é indispensável para saber se os investimentos são viáveis.

Em outras palavras, a análise das métricas (que deve ser constante) lhe permitirá alterar o orçamento e melhor direcionar os seus esforços. No ambiente do marketing digital não existe receita de bolo, é preciso testar e medir as ações com frequência.

De qualquer modo, esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se quiser saber mais e deseja ter um panorama mais completo sobre a gestão de mídias sociais, entre em contato conosco. Nossa equipe estará pronta para lhe atender!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: