Saiba quais são os melhores horários para postar nas redes sociais

Saiba quais são os melhores horários para postar nas redes sociais

Empreendedores que se mantêm atualizados conhecem muito bem a força que as mídias sociais têm, sobretudo quando o assunto é incrementar o negócio. Estratégias bem elaboradas têm o poder de alavancar resultados e elevar a marca até que se torne referência no mercado. Essa receita leva muitos ingredientes e hoje vamos destacar um deles: a definição de quais são os melhores horários para postar.

O fato é que o grande volume de postagens na timeline de um perfil faz com que a vida útil das publicações seja muito curta. Assim, essas estratégias exigem que o horário de publicação de uma postagem seja tão relevante quanto o seu conteúdo.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai apresentar algumas dicas para que você consiga definir os melhores momentos para postar em cada rede social, mostrando quais fatores devem ser analisados para aumentar o engajamento com o público. Acompanhe!

Entenda o comportamento do público

Entender o comportamento do público é uma premissa básica para que toda e qualquer estratégia de marketing seja bem-sucedida.

Quando se trata do marketing digital e mais especificamente das redes sociais, saber a posição que o cliente ocupa na rede é fundamental para descobrir os melhores horários para postar e até mesmo qual o conteúdo ideal para cada período do dia.

O Facebook, plataforma popular entre os brasileiros, disponibiliza alguns artigos que informam os melhores horários para postar e dias da semana com o maior fluxo de acessos. Para as empresas que já são ativas, o site inclusive disponibiliza gráficos que mostram a interação do próprio público com a página, separados por dia da semana e horários.

Conheça os diferentes perfis de acesso de cada rede social

Para fazer uma gestão de conteúdo eficiente nas redes sociais, é preciso conhecer também os perfis dos clientes (reais e potenciais) que costumam frequentar as plataformas sociais. Cada um possui um comportamento específico.

O que buscam, por exemplo, as pessoas que usam o LinkedIn? Qual o período em que o número de acessos é maior nessa plataforma? Se o seu público-alvo costuma acessá-la no meio da tarde, em busca de profissionais ou de oportunidades de desenvolvimento de carreira, então esse é o momento de postar artigos que sejam pertinentes a esse processo.

O período de maior volume de acesso é diferente para cada mídia e isso deve ser considerado. O Twitter, por abrigar um número relevante de pessoas em idade escolar, tem um fluxo reduzido nas madrugadas.

Observe o fluxo semanal

Outra maneira de descobrir os melhores horários para postar nas plataformas é observando o fluxo dos usuários durante a semana, acompanhando o seu perfil pessoal. Verifique, por exemplo, a repercussão das suas postagens no Facebook e a visualização dos stories do seu Insta, entre outras atividades nas redes sociais.

Acompanhar o volume de participação dos amigos também é válido. Reserve uma semana para observação de plataformas como o Twitter, seguindo uma hashtag e tomando nota dos horários em que ela tem um maior número de postagens. No Facebook, observe a sua linha do tempo e os grupos populares da sua cidade em que se encontra o seu público-alvo.

Essa é uma ação eficiente para que a empresa descubra os horários em que os clientes estão livres e dispostos a interagir nas redes. Afinal, é fundamental que os conteúdos apareçam para mais pessoas ao serem compartilhados, curtidos e comentados.

Teste. Teste. Teste.

Todos os processos citados anteriormente devem ser documentados. Após a criação de um arquivo com o resultado das suas investigações, chegou a hora de testar os melhores horários para postar os seus conteúdos em cada plataforma.

Faça um planejamento inicial de horários, programe as postagens e fique de olho nos indicadores de interação, alterando a estratégia sempre que necessário.

A grande sacada dos melhores horários para postar é descobrir como estar no lugar certo e na hora certa, despertando o interesse do público e, assim, ampliando os índices de engajamento. Este post ajudou? Quer saber mais sobre estratégias para aproveitar o melhor das redes sociais? Baixe nosso e-book com dicas exclusivas para melhorar o Instagram da sua empresa. Boa leitura!

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