Entenda qual é o melhor estilo de linguagem nas redes sociais

Entenda qual é o melhor estilo de linguagem nas redes sociais

Atualmente, o relacionamento na internet faz parte da rotina dos brasileiros e, por isso, as redes sociais se tornaram ótimos canais para divulgação de empresas. Mesmo que alguns considerem a web “terra de ninguém”, adotar uma linguagem nas nesses canais é imprescindível para que a marca se destaque e tenha resultados satisfatórios.

As mídias online têm o poder de cativar os clientes, construir relacionamentos duradouros e divulgar produtos e serviços. Descubra no post de hoje a melhor maneira de se comunicar com o seu público. Confira!

Qual a linguagem ideal para um perfil corporativo?

A linguagem utilizada na web deve ser profissional! Mesmo que o tom usado seja informal ou tenha uma pitada de humor, deve ser empregado na dose certa para não surtir o efeito contrário: falta de credibilidade. Por isso, alguns cuidados são fundamentais:

  • Fuja do caps lock, pois pode passar a impressão de que a empresa está gritando com o cliente;
  • Erros de português podem viralizar como piada, fique atento à gramática;
  • Ao usar gírias ou termos técnicos, tenha certeza que seu público vai compreender a mensagem.

Desapegue da ideia de que é tudo permitido na internet. As postagens devem envolver o cliente, e fazer com que ele se sinta especial. Contudo, a marca não pode esquecer de que, por mais que fique próximo do público, o perfil ainda deve ser profissional.

Como definir o tom de voz?

O tipo de linguagem e o tom de voz a serem utilizados pela empresa deve ser condizente ao público-alvo da marca. Se você conhece o seu público, provavelmente já sabe qual o melhor estilo a ser utilizado, ou seja:

  • Formal ou informal;
  • Falar em primeira pessoa ou de modo impessoal;
  • Utilizar ou não gírias e expressões do momento.

Tão importante quanto conhecer os seus clientes, é tomar cuidado com os excessos. Expressões burocráticas ou palavras da moda — como ranço — não devem ser usadas de maneira exagerada, mesmo que condizentes ao perfil dos seus seguidores. A definição do tom de voz deve ser regida pela moderação, criatividade e bom senso.

Qual o melhor formato de conteúdo?

Podemos considerar o Facebook, Twitter e Instagram como as três redes sociais mais populares entre os brasileiros. Cada plataforma tem uma forma de conteúdo específico para surtir os efeitos esperados. Veja:

Facebook

Atualmente, o Facebook lidera o ranking de popularidade entre as plataformas e, geralmente, é a primeira a receber as páginas corporativas. Uma das características dessa rede é a interação social. Portanto, as postagens mais valorizadas são aquelas que geram engajamento entre os usuários.

Merece destaque também os conteúdos que estimulam o ato de compartilhar as postagens, marcar os amigos e fazer comentários. Ao fazer esse tipo de post, deixe sempre uma pergunta a ser respondida, utilize imagens interessantes que transmitam mensagens positivas ou, ainda, textos com assuntos pertinentes ao seu público-alvo.

Twitter

Por ser uma plataforma de postagens curtas e que tem um certo “prazo de validade” menor em relação às publicações de outros canais de comunicação na web, o ideal é que os posts tragam notícias atuais.

Ou seja, as empresas que têm seus perfis corporativos no Twitter devem aproveitar a notícia do dia, que está bombando na web, para direcionar seu conteúdo.

Instagram

Essa rede é voltada ao compartilhamento de fotos e pequenos vídeos. A empresa pode, então, divulgar imagens dos seus produtos ou serviços.

Para aquelas que desejam inovar, o ideal é que invistam nas imagens dos bastidores de suas produções. Também é interessante criar uma hashtag para a marca, campanhas ou produtos, para que os clientes possam postar utilizando essas ferramentas e, consequentemente, divulgando o nome da empresa.

É importante salientar que, postagens de sucesso não dependem apenas do uso adequado da linguagem nas redes sociais. O horário de publicação, imagens de alta qualidade e a interação com os seguidores, respondendo suas mensagens com agilidade, também influenciam muito na hora de atrair a atenção e impulsionar as publicações.

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