O marketing indireto: Como fazer nos posts de redes sociais?

Marketing indireto: como fazer nos posts de redes sociais?

Quanto mais o marketing em meios digitais evolui, mais as pessoas parecem criar resistência a materiais patrocinados, concorda? 

Notificações e pop-ups precisam de um planejamento muito maior, já que a sua abordagem é muito semelhante à panfletagem do mundo offline, o que acaba irritando muitos usuários e prejudica até mesmo a imagem que eles têm de uma empresa.

O patrocínio de influenciadores digitais, os famosos “publis” de blogueiros e blogueiras, também deve ser escolhido com cuidado, já que as pessoas estão criando uma maior resistência ao marketing direto. 

Justamente por essa queda na efetividade do marketing direto é que o marketing indireto está ficando cada vez mais conhecido pelas empresas. Continue a leitura e entenda como ele pode ajudar nas suas vendas!

O que é marketing indireto?

O marketing indireto é um marketing mais sutil, ele trabalha com elementos que trazem os chamados gatilhos mentais ao público-alvo.

Um exemplo muito bom é a coca-cola que, além do seu marketing direto, trabalha muito com o indireto, por meio da inserção sutil dos produtos em contextos cotidianos, de tal forma que o usuário associe a bebida a locais agradáveis e felizes (um caso ainda mais notório são as suas propagandas de final de ano).

Marketing indireto x direto: qual vence?

O indireto não deve ser trabalhado em detrimento do direto, nem vice-versa. Os dois tipos devem ser utilizados em conjunto para criar uma harmonia na consciência de marca que o comprador tem.

Se o marketing direto pode soar um pouco incômodo para a audiência, o indireto continua trazendo o produto ou serviço à atenção do usuário, mas sem se tornar no vendedor chato que não para de insistir para que o cliente leve o produto.

Como utilizar o marketing indireto nas redes sociais?

O marketing direto exige muito mais criatividade e pode ser inserido principalmente em materiais gráficos como fotos e vídeos. Aliando ainda a estratégias de marketing viral aumentam exponencialmente a sua efetividade.

Separamos algumas dicas para você elaborar posts nas redes sociais aplicando o marketing indireto.

Vídeos

Traga vídeos sucintos que prendam a atenção do usuário e que passem uma imagem não associada diretamente ao seu produto. Podem ser vídeos humorísticos, vídeos de curiosidades, tutoriais, curta-metragens com mensagens inspiradoras etc.

Se você vende, por exemplo, barras de cereais fitness, você pode elaborar um vídeo contando as rotinas de exercícios e de alimentação de uma pessoa com o corpo modelo e incluir a barra de cereal de forma sutil durante o café da manhã.

Fotos

Prefira fotos mais simples, com uma quantidade de elementos que não ofusquem o seu produto, mas que também não o deixe de forma descaradamente evidente ao usuário. Associe a situações felizes e confortáveis para o seu público, onde ele se sinta empoderado e/ou aconchegado. Pode ser, por exemplo, uma foto de um casal feliz viajando pela Europa e em uma dessas fotos eles estão com uma mochila da sua marca.

A tendência no mercado digital é que todas as estratégias de marketing conversem entre si, saindo cada vez mais de uma visão unilateral e abordando de forma completa o público. Por isso é importante sempre estar atento às novidades do mercado e integrar as estratégias já pensando nas novas formas efetivas de abordagem, como é o caso do marketing indireto. 

O nosso artigo te ajudou? Aproveite também e entenda qual a frequência ideal de postagens em redes sociais!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: