Quanto mais o marketing em meios digitais evolui, mais as pessoas parecem criar resistência a materiais patrocinados, concorda?
Notificações e pop-ups precisam de um planejamento muito maior, já que a sua abordagem é muito semelhante à panfletagem do mundo offline, o que acaba irritando muitos usuários e prejudica até mesmo a imagem que eles têm de uma empresa.
O patrocínio de influenciadores digitais, os famosos “publis” de blogueiros e blogueiras, também deve ser escolhido com cuidado, já que as pessoas estão criando uma maior resistência ao marketing direto.
Justamente por essa queda na efetividade do marketing direto é que o marketing indireto está ficando cada vez mais conhecido pelas empresas. Continue a leitura e entenda como ele pode ajudar nas suas vendas!
O que é marketing indireto?
O marketing indireto é um marketing mais sutil, ele trabalha com elementos que trazem os chamados gatilhos mentais ao público-alvo.
Um exemplo muito bom é a coca-cola que, além do seu marketing direto, trabalha muito com o indireto, por meio da inserção sutil dos produtos em contextos cotidianos, de tal forma que o usuário associe a bebida a locais agradáveis e felizes (um caso ainda mais notório são as suas propagandas de final de ano).
Marketing indireto x direto: qual vence?
O indireto não deve ser trabalhado em detrimento do direto, nem vice-versa. Os dois tipos devem ser utilizados em conjunto para criar uma harmonia na consciência de marca que o comprador tem.
Se o marketing direto pode soar um pouco incômodo para a audiência, o indireto continua trazendo o produto ou serviço à atenção do usuário, mas sem se tornar no vendedor chato que não para de insistir para que o cliente leve o produto.
Como utilizar o marketing indireto nas redes sociais?
O marketing direto exige muito mais criatividade e pode ser inserido principalmente em materiais gráficos como fotos e vídeos. Aliando ainda a estratégias de marketing viral aumentam exponencialmente a sua efetividade.
Separamos algumas dicas para você elaborar posts nas redes sociais aplicando o marketing indireto.
Vídeos
Traga vídeos sucintos que prendam a atenção do usuário e que passem uma imagem não associada diretamente ao seu produto. Podem ser vídeos humorísticos, vídeos de curiosidades, tutoriais, curta-metragens com mensagens inspiradoras etc.
Se você vende, por exemplo, barras de cereais fitness, você pode elaborar um vídeo contando as rotinas de exercícios e de alimentação de uma pessoa com o corpo modelo e incluir a barra de cereal de forma sutil durante o café da manhã.
Fotos
Prefira fotos mais simples, com uma quantidade de elementos que não ofusquem o seu produto, mas que também não o deixe de forma descaradamente evidente ao usuário. Associe a situações felizes e confortáveis para o seu público, onde ele se sinta empoderado e/ou aconchegado. Pode ser, por exemplo, uma foto de um casal feliz viajando pela Europa e em uma dessas fotos eles estão com uma mochila da sua marca.
A tendência no mercado digital é que todas as estratégias de marketing conversem entre si, saindo cada vez mais de uma visão unilateral e abordando de forma completa o público. Por isso é importante sempre estar atento às novidades do mercado e integrar as estratégias já pensando nas novas formas efetivas de abordagem, como é o caso do marketing indireto.
O nosso artigo te ajudou? Aproveite também e entenda qual a frequência ideal de postagens em redes sociais!