Memes na internet

Memes na internet: afinal, sua marca pode ou não usar?

 

Se tem uma coisa que os usuários de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp têm em comum é o interesse pelo recebimento e compartilhamento de memes na internet.

O termo originou-se da palavra grega “imitação” e serve para denominar as imagens com frases de efeito, vídeos ou gifs engraçados que divertem os usuários da web. Dos mais jovens aos mais velhos, grande parte dos adeptos das redes sociais se pega compartilhando e recebendo os famosos quadrinhos.

Como não poderia deixar de ser, o marketing digital viu nessa prática mais uma oportunidade de usar as figuras como estratégia de divulgação para empresas. Confira, no artigo de hoje, como eles podem ser utilizados pelas marcas com inteligência. Acompanhe!

 

Como minha empresa pode utilizar memes na internet

Em primeiro lugar, é preciso ter a ciência de que a utilização de memes na internet não pega bem para qualquer marca. Segmentos em que a sobriedade impera podem dar um tiro no pé ao fazer uso da estratégia.

Contudo, se a empresa permite um tom descontraído, vale a pena apostar. Uma boa postagem pode gerar centenas de compartilhamentos da sua página e, para acertar no meme, é importante considerar algumas questões.

O perfil da marca deve ser respeitado e é necessário ter domínio do comportamento do cliente para acertar o tom da mensagem. Por exemplo, se o negócio for direcionado a adolescentes que nasceram na virada do século, usar uma vilã de novela da década de 1980 não vai causar o impacto desejado.

O contexto também deve ser bem analisado. Sabemos que, no mundo virtual, é importante aproveitar os assuntos do momento, mas é preciso ter cautela e seguir a onda somente se estiver de acordo com o formato do seu negócio. Supondo que a sua empresa é do segmento de moda, não tem muito a ver usar o famoso “Todo dia um 7×1 diferente” nesse momento.

Por isso, é importante que a equipe de marketing esteja bem atualizada e consiga monitorar os trending topics das redes sociais. O objetivo é viralizar a mensagem, portanto, postá-la no momento certo é fundamental.

 

Exemplos de marcas que acertaram na estratégia

Existem muitas páginas no Facebook famosas por publicarem memes fantásticos, e marcas que se beneficiaram de imagens que viralizaram na internet.

Quem nunca viu um gif da Gretchen circulando por aí não está usando o Facebook direito. As cenas da rainha do rebolado na fazenda fazem tanto sucesso na web que, além de virar um meme atemporal, pois é usado para diversas situações, transformou-se na estampa de uma linha de camisetas da marca carioca Reserva.

O case da página da Prefeitura de Curitiba também é bastante interessante, que coleciona mais de 800 mil pessoas por sua postura divertida. A equipe não perde uma oportunidade de utilizar as modinhas da internet a seu favor, e a estratégia deu tão certo que desde 2015 é notícia em jornais e até mesmo objeto de estudos.

 

De que forma utilizar a ferramenta com inteligência

Se você já se convenceu de que sua empresa tem um perfil que permite o uso de memes na internet, é fundamental estar atento a algumas atitudes que devem ser evitadas no uso desse instrumento de marketing digital:

  • assuntos polêmicos;
  • memes de cunho discriminatório;
  • ataques a outras empresas.

O uso de memes na internet pode ser uma ótima estratégia para alcançar mais seguidores e conquistar mais clientes. Não se esqueça de utilizar as métricas de avaliação para observar os resultados das postagens e orientar os próximos passos!

Compartilhe nosso post nas redes sociais e descubra a opinião dos seus amigos a respeito da utilização de memes na internet por empresas!

 

 

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