O que as avaliações nas redes sociais dizem sobre a sua empresa?

 

Está se tornando um habito comum do consumidor buscar informações sobre a empresa antes da compra de um produto ou serviço. E a ação é mais do que certa, afinal quem não quer saber mais sobre o que está comprando? Assim, a importância das avaliações nas redes sociais tem crescido.

E você sabe o que as avaliações da sua empresa dizem sobre ela? Ou o quanto isso influência na hora da compra? Se a sua resposta for não, entenda que você pode estar perdendo clientes, já que o feedback que vem das redes é um fator que vai ajudar na decisão do consumidor.

Gostou do tema? Então continue a leitura. Neste texto vamos destacar o poder das avaliações e como elas ajudam a sua empresa a ter destaque entre os clientes!

 

Qual o poder das avaliações nas redes sociais?

Uma coisa é comum a todas as pessoas do planeta: o consumo! Seja de produtos, serviços ou alimentos todo mundo faz algum tipo de compra na vida. E levando isso em consideração, pense na seguinte situação: você precisa comprar um hambúrguer, por exemplo,mas não de sair de casa. Então, vai na internet e encontra um site de uma nova hamburgueria.

Como nunca comeu lá, vai fazer o que para saber se é bom mesmo? Olhar as avaliações, certo?

Como dissemos, essa é uma ação muito comum. Uma pesquisa realizada pela empresa mídia Search Engine Lend feita nos EUA mostrou que 88% dos consumidores confiam em avaliações encontradas nas redes tanto quanto na opinião dada por amigos e parentes, o famoso “boca a boca”.

 

Como conseguir avaliações?

Agora que conseguimos explicar o poder das avaliações redes sociais, temos que mostrar o caminho para conseguir os feedbacks. Uma importante ação a ser praticada dentro desse contexto é incentivar as pessoas a darem notas sobre a sua empresa e o que ela oferece.

Ninguém deseja ter uma má avaliação. Mas, entenda que não ter nenhuma também pode ser algo negativo. Deixe sempre a opção de comentários e notas em seu site e rede social ou procure usar o e-mail dos clientes para que eles respondam as perguntas para serem usadas como feedback.

É essencial também que você nunca deixe seu consumidor sem respostas. Sendo positiva ou negativa a sua avaliação, responda e deixa ele sentir que está levando em consideração a sua opinião. Mostre que o bem-estar do consumidor é prioridade na sua empresa.

 

Como lidar com notas ruins?

Nem só de boas avaliações vive a empresa. Nenhum serviço ou produto é totalmente perfeito e agrada 100% dos consumidores, isso é fato. Mas saber lidar com essa situação e saber responder seu cliente é essencial neste momento.

Vamos listar alguns itens a serem seguidos:

  • lembre-se que todos nós consumimos, ou seja, se coloque no lugar do seu cliente.
  • como dito anteriormente, nunca deixe de responder, a demonstração de interesse em resolver o problema é essencial;
  • não oculte as críticas, mas se o cliente ultrapassar dos limites da educação, chame-o inbox para desenvolver o assunto;
  • sempre peça que o cliente detalhe o ocorrido e busque realmente soluções para aquela situação.

Quer um bom exemplo disso? Em abril de 2017 o site Pequenas Empresas Grandes Negócios publicou uma matéria sobre a GAP. A Alice, uma garotinha de cinco anos, questionava o motivo da linha infantil feminina só ter coisas rosas e a dos meninos ter mais variações e cores.

Com a situação, o CEO Jeff Kirwan mandou uma resposta para ela explicando a escolha das cores, mas decidiu junto aos designers formular um novo conceito e ainda mandou as novas peças para a menina.

Viu só? De um feedback a empresa conseguiu ter uma nova visão e mudar todo um conceito. O mesmo pode e deve acontecer com as avaliações redes sociais. Elas vão mostrar como o público enxerga a sua firma, trazer novos clientes e fazer você enxergar o que não está funcionando e buscar soluções. É só saber usá-las a seu favor!

 

 

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: