O que é marketing viral e como usá-lo a seu favor?

O que é marketing viral e como usá-lo a seu favor?

Lembra daquele vídeo protagonizado por Ronaldinho Gaúcho em que o craque acerta quatro bolas no travessão em sequência? Deixando de lado os questionamentos sobre a veracidade do conteúdo, o vídeo é um dos primeiros cases de sucesso de marketing viral na era das redes sociais.

Lançado pela Nike quando o YouTube ainda engatinhava, foi o primeiro vídeo a alcançar 1 milhão de visualizações e gerou enorme quantidade de mídia espontânea, beneficiando as marcas envolvidas. Afinal, o que é marketing viral e como usá-lo para o seu crescimento?

 

O que é marketing viral?

Como o nome já sugere, o marketing viral é um tipo de campanha de marketing com o potencial de se espalhar para um número cada vez maior de pessoas, como ocorre com um vírus. Um marketing viral de sucesso terá repercussão positiva e pode alcançar diversas pessoas em um curto espaço de tempo.

Voltando ao exemplo do vídeo da Nike, intitulado “Touch of Gold”, podemos entender melhor o conceito desse tipo de estratégia. No vídeo, o jogador recebe um par de chuteiras novas e as utiliza para acertar a bola quatro vezes consecutivas no travessão.

Apenas no fim do vídeo, a logomarca da Nike aparece. Não há ênfase sobre o produto e o vídeo transmite naturalidade, não dando impressão de ser uma propaganda. Os admiradores do jogador, que era o mais famoso do mundo na época, começaram a compartilhar o vídeo intensamente.

O sucesso do material levou a Nike aos principais noticiários esportivos do Mundo e tornou a chuteira usada por Ronaldinho uma das mais vendidas na história da empresa. Tudo isso sem gastar um centavo para divulgação.

 

Como produzir material viral de sucesso?

A peça viral é o elemento principal desse tipo de estratégia. Ela deve ser elaborada com a intenção de viralizar. O formato da peça varia de acordo com seu objetivo e o público que deseja alcançar. Vamos listar algumas dicas para um marketing viral de sucesso.

 

Produza conteúdo acessível ao público

O intuito de uma campanha de marketing viral é atingir o máximo número de pessoas possível. Por isso, deixe de lado formulários e qualquer preocupação com geração de leads. O conteúdo deve ser de fácil entendimento para que possa despertar o interesse da audiência.

 

Produza conteúdo surpreendente e disruptivo

O fator surpresa é grande aliado da estratégia de marketing viral. Não basta ser uma peça engraçada ou informativa, é importante que o conteúdo seja inesperado e diferente do material já existente na Internet.

A utilização de memes que estejam em alta, por exemplo, é uma forma de surpreender a audiência que não está acostumada com sua marca se comunicando dessa forma. Por outro lado, preste atenção para não exagerar e perder o efeito surpresa.

 

Conheça bem seu público

O conhecimento profundo do público-alvo é determinante para o sucesso. Ferramentas de redes sociais possibilitam que você descubra com qual tipo de conteúdo seu público costuma interagir. Isso é fundamental para determinar os tipos de mídia e canal a serem utilizados.

Ao tomar conhecimento do perfil das pessoas que vão consumir o material, torna-se possível prever se ele tem ou não chances de viralização.

O marketing viral é uma ferramenta poderosa para a geração de mídia espontânea e vem ganhando força com o crescimento das redes sociais de compartilhamento. Se usada corretamente, essa estratégia pode beneficiar sua empresa e ajudar a consolidar sua marca entre os consumidores. Lembre-se de prestar atenção nas tendências do momento e buscar sempre a produção de um conteúdo acessível e de qualidade.

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