O que os psicólogos dizem sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais?

O que os psicólogos dizem sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais?

Entender o comportamento dos consumidores é objetivo de qualquer profissional engajado em campanhas de marketing. Afinal, apenas por meio desse entendimento é possível criar uma estratégia que abranja o público desejado.

Na era do marketing digital, essa busca por conhecimento ganha mais profundidade. Não basta entender as características e motivações da pessoa física, é preciso compreender o seu comportamento nas redes sociais.

Para isso, buscamos o que é dito na psicologia sobre esse assunto, de modo a municiar você com informações pertinentes e que podem ter impacto positivo nas suas estratégias de marketing.

 

É importante entender o comportamento dos consumidores nas redes sociais?

Sim! Essa é uma etapa vital para que você direcione corretamente as suas campanhas. Negligenciar essa tarefa pode causar prejuízos para a sua marca, que não terá uma comunicação efetiva com o público.

Vamos imaginar que a sua audiência tem como característica o grande engajamento com vídeos e imagens, mas costuma rejeitar conteúdos escritos. Sem saber disso, você pode produzir o melhor dos textos e ainda assim falhar na comunicação, já que o conteúdo não se adéqua ao seu público.

Além do acompanhamento das métricas de marketing, é importante ficar ligado em estudos e pesquisas que ajudem a entender a comunicação por meio de redes sociais. Por ser uma forma de linguagem tecnicamente nova, está em constante mudança e desenvolvimento, mas algumas coisas podem ser destacar.

 

O que dizem os psicólogos?

Desde o “boom” das redes sociais, que mudou completamente a forma de relação humana, especialistas vêm pesquisando o comportamento dos internautas. A seguir, separamos alguns conceitos que podem ajudar você a entender o seu público.

 

Utilização das cores certas

Pense nas logomarcas de seus restaurantes de fast-food preferidos. Pensou? Nota que em sua grande maioria eles utilizam cores primárias, como vermelho e amarelo? Isso não é por acaso, já que essas cores são vibrantes e, além de inspirar confiança, podem estimular o apetite.

De acordo com psicólogos, as cores tem influência direta no comportamento das pessoas também nas redes sociais. Por isso, é fundamental considerar a cor dominante de seus posts, pois elas podem causar reações diferentes nos consumidores.

Cores vibrantes, como amarelo e vermelho, estimulam sentimentos mais passionais, enquanto cores como o verde e o azul representam tranquilidade e confiança.

 

Feedback e participação ativa

Outro fator fundamental destacado por psicólogos é a importância do feedback e da comunicação ativa. Ao interagir com um usuário, sua marca estará causando nele um senso de conectividade, algo que é muito buscado por pessoas em qualquer plataforma.

Nas redes sociais valoriza-se a atenção e, receber isso de uma empresa naturalmente aumenta a sua confiança na marca. Essa participação ativa, respondendo interações de clientes, estimula outros usuários a se engajarem, em busca do mesmo reconhecimento.

 

Emoções que geram mais compartilhamentos

Qualquer empresa gostaria de ter o seu conteúdo de marketing divulgado de forma natural, correto? Se esse é seu objetivo invista em posts que aflorem as emoções dos leitores. Esse tipo de conteúdo é mais propenso a ser espalhado, da mesma forma que ocorre com as emoções no mundo real.

Além de contagiosos, posts que apelem para a emoção são mais facilmente compartilhados. Isso porque, esses estímulos emocionais ativam diretamente o nosso sistema nervoso e torna o compartilhamento uma forma de extravasar o sentimento.

Aprender sobre o comportamento nas redes sociais é um exercício importante e interminável. Assim como o mercado online, as pessoas que compõem o meio digital são constantemente sujeitas a mudanças em suas atividades e preferências. Por isso, acompanhá-las de perto é fundamental.

Para manter-se à par das tendências do consumidor e o seu comportamento nas redes sociais é importante acompanhar de perto as suas ações e estratégias de comunicação. Além disso, buscar informações com especialistas nunca é uma má ideia.

Quer saber mais sobre estratégias de comunicação em redes sociais? Confira neste post qual é a frequência ideal para postar seu conteúdo!

 

 

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