Saiba o que é branded content e como produzi-lo nas redes sociais

Com a expansão da comunicação digital, as empresas precisaram desenvolver novas estratégias de engajamento com os seus consumidores nas redes sociais. Para isso, saber o que é branded content se tornou essencial na busca por resultados mais expressivos.

A participação de uma marca na internet representa crescimento em vendas, melhora da imagem perante o público, aumento do engajamento e chegada de novos clientes por meio de um planejamento bem estruturado.

Neste texto, você vai aprender mais sobre o que é branded content, a importância de aplicar essa estratégia nas redes sociais e como colocar esse trabalho em prática. Confira!

 

O que significa branded content?

Vamos começar com o básico: você sabe o que significa branded content? A tradução livre para esse termo é “conteúdo de marca” e ele pode ser definido como a criação de materiais que estejam diretamente relacionados com o universo que engloba uma marca.

O branded content é definido como a criação de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa, que levam informação, entretenimento e diversão. Dessa maneira, os consumidores passam a associar a companhia de uma forma positiva, melhorando a imagem e construindo um valor perante os clientes por oferecer dados importantes a respeito dos produtos e serviços prestados.

 

Por que é importante investir na estratégia nas redes sociais?

Uma das principais vantagens de investir em branded content utilizando as suas páginas em sites como o Facebook, Twitter e Instagram, é a possibilidade de entregar diferentes formatos de conteúdo por meio de canais variados. Além disso, essa estratégia promove um crescimento significativo no tráfego do seu site.

Com essa variedade, as empresas conseguem explorar a criatividade e envolver os consumidores em plataformas desktop ou mobile em qualquer lugar do mundo — podendo, inclusive, aproveitar e usar as principais tendências a favor da empresa, como os aplicativos.

Essa estratégia também auxilia na melhora da imagem da marca perante o público, uma vez que deixa de ser associada como uma instituição que promove anúncios — afinal, a maioria é ignorada ou indesejada pelos usuários — e passa a oferecer informações relevantes, ganhando autoridade no mercado de atuação.

Qual a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

Embora pareçam semelhantes, as estratégias não são relacionadas. A única semelhança é que as duas trabalham com a mesma ferramenta principal: o conteúdo. No entanto, cada formato conta com uma maneira diferenciada de aplicação.

Enquanto o branded content está inteiramente focado no posicionamento e divulgação da marca, seja por meio de vídeos, web séries, podcasts, posts no Instagram etc., o marketing de conteúdo tem entre seus objetivos gerar leads (blog posts) e buscar exercer uma influência direta no resultado das vendas.

 

Como usar o branded content nas redes sociais de uma marca?

Não existe uma fórmula mágica para aplicar o branded content, uma vez que tudo pode variar conforme o mercado de atuação, público-alvo, objetivos e outras variáveis. Contudo, existem algumas ações que podem auxiliar na hora de adquirir os números desejados.

Um dos primeiros passos é gerar a curiosidade do público pela marca, atraindo a sua atenção, criando o interesse do consumidor e gerando leads para a empresa.

Por essa razão é que muitas companhias utilizam essa estratégia de maneira divertida e com um tom humorístico. Dessa maneira, é possível engajar os usuários e garantir relevância no mundo digital, que muda o tempo todo.

Diferente das mídias tradicionais, o branded content precisa ser compartilhado para que os usuários possam visualizar as suas publicações. Por isso os conteúdos produzidos pela sua empresa devem ser interessantes o suficiente para que o usuário sinta a necessidade de compartilhar o material em seu perfil, aumentando a visibilidade da marca.

Agora que você já sabe o que é branded content e a importância de utilizar essa estratégia nas redes sociais, não deixe de buscar quais são as melhores maneiras de investir na produção desse modelo de conteúdo em sua marca. Os resultados não demoram para aparecer e a sua satisfação com o resultado vai ser surpreendente!

Se interessou pela ideia de utilizar o branded content no seu negócio? Então, entre em contato com a gente e conheça os nossos trabalhos para melhorar a comunicação da sua empresa nas redes sociais!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: