saiba o que e shadowban e como evita-lo

Saiba o que é shadowban no Instagram e como evitá-lo

Os algoritmos estão evoluindo gradualmente para melhorar a experiência do usuário e deixá-lo mais satisfeito com as redes sociais. No Instagram, não é diferente. Eles aprendem o que agrada às pessoas e o que não para manter a marca em alta.

Por isso, certas contas estão recebendo o shadowban no Instagram, mas alguns proprietários de perfis não sabem identificar o problema. Sendo assim, vamos explicar o que é isso e como evitar que aconteça com a sua página. Confira!

O que é shadowban no Instagram?

É uma punição dada pelo algoritmo da rede social a uma conta ou publicação. O castigo é recebido quando o perfil usa hashtags banidas, ou seja, que são ocultadas por denúncias dos próprios usuários ou porque não seguem a conduta da marca.

A hashtag #thininspiration (inspiração magra), por exemplo, foi banida para evitar a propagação da cultura da magreza no Instagram.  Porém, algumas palavras não tão óbvias também foram excluídas, como #photography (fotografia). Por essa razão, deve-se ficar bastante atento às hashtags usadas nos posts da rede. Vale lembrar que a marca não confirma a eliminação das hashtags indesejadas.

Porém, quando uma publicação recebe o shadowban, ela não aparece nos mecanismos de busca e nas publicações que têm outras hashtags iguais. O conteúdo não é excluído do Instagram, mas quase ninguém é atingido por ele.

Qual a importância para o marketing?

Saber que recebeu a punição é superimportante para o time de marketing, pois, quando isso acontece, o alcance da conta diminui. Esse fato pode influenciar nos resultados da equipe. Se o erro permanecer, as publicações continuarão não sendo entregues para os usuários que ainda não seguem o perfil e a estratégia de marketing será bastante afetada. Então, quanto antes o shadowban for descoberto, melhor para a empresa.

Para apurar se uma postagem foi punida, há duas possibilidades: a primeira é medir sempre a abrangência da conta e perceber quando ela cair. Se isso acontecer, é possível confirmar o shadowban ao clicar nas hashtags que foram utilizadas e ver se a publicação aparece em relacionadas. Quando não a encontrar, é porque você foi castigado.

Como evitar um shadowban?

É possível escapar dessa penalidade se o responsável pelo perfil seguir alguns passos. Se você tiver uma conta de trabalho no Instagram, eles podem ser bastante úteis para o seu negócio. Em primeiro lugar, pesquise as hashtags que deseja usar e certifique-se de que elas não foram banidas. Para descobrir qual é o status de uma, basta clicar nela e ver se a rede social mostra fotos relacionadas ou não. Caso não haja nada, é porque ela foi excluída.

Preste atenção também no número de hashtags que utiliza, pois há um limite de 30 por postagem, mas o aconselhável é usar cerca de cinco. Da mesma maneira, interações falsas, como comentários e compartilhamentos automáticos ou comprados, são um problema que pode afetar o alcance de seu perfil.

O que fazer se a conta já foi punida?

Se sua marca já tiver recebido a penalidade, não se desespere! Algumas ações auxiliaram quem esteve nessa situação. As dicas dadas de não usar muitas hashtags e automações servem igualmente para quando o seu perfil já foi punido. Se houver terceiros que mexam na sua página, retire o acesso deles e, caso seja necessário, troque a sua conta de profissional para pessoal.

Dar um tempo da rede social é outra recomendação. Desconecte-se e volte apenas depois de, aproximadamente, três dias. Na hipótese de ter sido castigado sem razão, é possível mandar uma mensagem para o suporte da rede. Não há garantias de que você terá uma resposta, mas vale a pena tentar.

Saiba o que é shadowban no Instagram e como evitá-loAgora que você já sabe o que é o shadowban no Instagram, fica mais fácil evitá-lo, não é mesmo? Para descobrir mais dicas sobre como utilizar as redes sociais de sua empresa, confira os nossos e-books!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
%d blogueiros gostam disto: