Veja como criar uma campanha de sucesso no Instagram

Provavelmente você sabe da importância de sua empresa ter uma boa gestão de mídias sociais para se manter atualizada e alcançar melhores resultados, certo? Por isso, conhecer e saber explorar os benefícios de cada rede social figura como diferencial para o posicionamento da marca frente ao público.

Falando especificamente da plataforma que mais cresce, você sabe como criar uma campanha no Instagram? Preparamos um miniguia para ajudá-lo a ficar por dentro do assunto. Acompanhe o post e confira!

 

O que é o Instagram Ads?

Embora o tráfego orgânico traga excelentes resultados a médio e longo prazo para as empresas, o uso de anúncios pagos é uma forma de ampliar o alcance rapidamente, com forte direcionamento para o público-alvo.

Desta maneira, o Instagram Ads surge como uma ferramenta eficiente de anúncios do Instagram, viabilizando o impulsionamento de posts de fotos e vídeos.

Assim como funciona nos anúncios do Facebook, é possível gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos corporativos, maior número de visualizações nos vídeos etc.

Investir em campanhas no Instagram é um dos modos pelos quais uma companhia pode interagir com os usuários da rede e obter leads mais qualificados. Isso significa criar relacionamentos com potenciais clientes com muito mais conhecimento de ambos os lados.

 

Qual a importância de criar uma campanha no Instagram?

O Instagram é a rede social que mais cresce atualmente — no mundo inteiro, chegou a um bilhão de usuários ativos. O Brasil é o segundo país com maior número de cadastrados, evidenciando a força da plataforma por aqui.

Por isso, tornar-se uma marca de presença e utilizar campanhas no Instagram ajuda a criar visibilidade e a atrair um grande número de clientes, contribuindo também para o reconhecimento da empresa.

Como você já deve ter percebido, o Instagram consiste em uma rede com forte foco na imagem. Portanto, trata-se de um meio eficaz para transmitir o DNA corporativo, humanizando a marca e apresentando sua cultura ao público.

Além de ampliar o alcance da empresa, com campanhas no Instagram você aproxima seu público dos valores da marca e do cotidiano da relação entre equipe e clientes.

 

Como esse recurso funciona?

Desde 2015, qualquer organização pode pagar para anunciar em campanhas do Instagram. Logo, é crucial que você diferencie a forma como veicula sua marca, entregando conteúdos relevantes.

As campanhas contam com a sinalização de “patrocinado” no canto superior direito da tela. Os usuários podem curtir, seguir o anunciante, comentar ou dar um feedback.

São vários pontos a que você, como anunciante, deve se atentar antes de criar uma campanha no Instagram. A princípio, é interessante verificar as opções disponíveis para segmentação de mercado, tais como os interesses de consumo, localização geográfica, gênero, principais interesses etc.

As imagens precisam conter no máximo 10 MB e o tamanho, prioritariamente, é quadrado. Já os vídeos têm limite de 30 MB, com duração entre cinco e 60 segundos. Ambos acompanham o espaço para descrição do anúncio, ideal para usar as hashtags da maneira certeira.

 

Por onde começar?

Depois das ações básicas de criar e configurar sua conta do Instagram, o passo a passo para desenvolver campanhas nessa rede social é bem simples e não requer experiência ou habilidade.

De início, é importante escolher o nome para sua campanha, diferenciando-a das demais e garantindo organização nos anúncios. Logo em seguida, escolha o público-alvo que deseja atingir, defina o orçamento e o tempo de vigência da publicidade.

As alternativas de exibição vão desde imagem ou vídeo únicos a anúncios no formato carrossel com quatro arquivos. É interessante colocar URL de destino, CTA, texto e assim por diante.

 

Que outros pontos merecem atenção?

Assim como qualquer outra campanha paga que você queira vincular para ter a atenção dos clientes nas redes sociais, é bom seguir recomendações essenciais. A seguir, confira algumas.

 

Faça um planejamento da campanha

Seus objetivos precisam ser bem traçados, pois determinam o alcance que espera da campanha. Você pode escolher se quer, por exemplo, apresentar algum produto, levar o usuário a conhecer certa promoção, aumentar a autoridade de mercado etc.

Pergunte-se que objetivo deseja alcançar, como fará o cliente alcançá-lo e que estratégia de mídia será capaz de atingir a meta.

 

Segmente o público

Basta lembrar: quantas vezes você estava pesquisando sobre um assunto e, no dia seguinte, apareceram anúncios patrocinados de produtos no Instagram que se relacionavam ao tema procurado?

Isso demonstra o poder de segmentação que as campanhas do Instagram têm. Sendo assim, procure conhecer a fundo seu cliente para categorizá-lo de acordo com as inúmeras segmentações possíveis:

  • idade;
  • gênero;
  • localização geográfica;
  • interesses gerais;
  • dispositivos e sistemas de acesso;
  • momentos da vida;
  • interesses de consumo;
  • públicos personalizados.

Fuja das métricas de vaidade

Um dos maiores erros dos gestores na hora de definir as métricas que direcionam os esforços das empresas é focar no que não mostra dados concretos a respeito do sucesso do negócio.

Os número de curtidas, compartilhamentos e comentários servem apenas para dar uma falsa ilusão de que está tudo bem. Nesse sentido, vale ficar por dentro das métricas de vaidade.

 

Aposte no visual

Conforme já salientamos, o Instagram é uma rede social bastante focada na imagem. Por isso, ter cuidado com a qualidade das fotografias ou vídeos utilizados faz uma diferença enorme.

Lembre-se da forma como você interage com o Instagram ─ rolando a timeline de modo dinâmico, sem muita leitura e parando apenas quando algo chama muita atenção, verdade?

Portanto, fuja de fotografias de banco de imagens e procure dar um toque profissional a qualquer publicação. Mesmo que use o Instagram para mostrar a rotina da sua organização, selecione com mais cuidado nas campanhas Se preciso, invista em um equipamento de celular com a câmera melhor ou use filtros!

 

Varie os conteúdos

Varie o formato dos materiais para continuar atraindo a atenção do seu público. Use fotos, mas também abuse de vídeos curtos ou carrosséis de fotos que contem histórias.

O importante é gerar uma boa expectativa boa para o cliente. Sempre que ver sua marca, ele precisa se deparar com novos conteúdos de qualidade.

Aposte no Instagram Stories

Tratamos aqui de uma das maiores tendências quando se fala de interação entre empresa e público nas redes sociais. O Instagram Stories permite a inserção de imagens ou vídeos que desaparecem em 24 horas.

Com esse recurso, você atrai ainda mais a atenção de possíveis clientes. Contar pequenas histórias diárias sobre as campanhas do Instagram que está criando, por exemplo, consiste em uma excelente opção.

Por fim, vale ressaltar que as campanhas do Instagram têm um potencial enorme. Entretanto, lembre-se de que os anúncios podem ser melhor explorados por uma empresa especializada, capaz de oferecer o suporte para redes sociais e fazer você não se preocupar com nada!

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