vídeos para redes sociais e verdade que videos curtos são melhores

Vídeos para redes sociais: é verdade que vídeos curtos são melhores?

Está buscando formas de engajar seu público-alvo nas redes sociais? Segundo pesquisas feitas pela gigante de TI Cisco, aproximadamente 82% do conteúdo da internet se utilizará do formato de vídeo até 2022.

Este crescimento pode ser atribuído à necessidade das pessoas de se aproximarem de suas marcas e empresas favoritas — e nada melhor do que um vídeo autêntico para isso, certo? Além disso, vídeos despertam muito mais atenção do que textos, passando informações de maneira mais prática e podendo criar uma identificação quase que instantânea com o espectador.

Não à toa, as principais redes sociais facilitam cada vez mais a criação, edição e compartilhamento de conteúdo em vídeo. Por isso, as marcas que desejam se aproximar dos clientes e aumentar a interação com os mesmos devem explorar mais os vídeos.

Você já sabe como fazer o melhor uso dos vídeos para redes sociais e potencializar as vendas do seu negócio? Leia este post e descubra!

Quais as vantagens de utilizar vídeos nas redes sociais?

Os vídeos veiculados em redes sociais podem ter diferentes finalidades. Entre elas, podemos citar: aproximar o público-alvo da cultura da empresa, dar dinamismo ao conteúdo digital produzido, apresentar novos produtos, explicar sobre os produtos/serviços da empresa e dar início a campanhas.

Por isso, deve-se planejar o objetivo de cada vídeo antes de definir as melhores estratégias e o formato a ser utilizado. Vídeos longos são bons para aprofundar conceitos, enquanto vídeos curtos prendem a atenção e podem ser visualizados nos intervalos das atividades “presenciais”.

Considerando que grande parte da população consome conteúdo via dispositivos móveis e utilizando internet móvel, a opção por usar vídeos curtos acaba saindo na frente. Em termos de métricas, vídeos curtos são muito valiosos para aumentar a atração (ao ser informada de que o vídeo será curto, a pessoa toma a decisão de assistir) e a taxa de retenção (ou seja, o número de pessoas que assiste até o final).

Como melhorar os resultados dos vídeos para redes sociais?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que vídeos considerados curtos ficam entre 15 e 30 segundos (por sua vez, vídeos de 2 minutos e meio já são categorizados como longos).

Isto significa que é preciso aprender a contar pequenas e criativas histórias em um curtíssimo intervalo de tempo. Além disso, existem outras dicas que podem ajudá-lo a alcançar melhores resultados com o uso de vídeos nas redes sociais. Acompanhe abaixo!

  1. Os 30 segundos iniciais do vídeo são cruciais para a decisão de continuar assistindo — logo, é onde devem estar concentradas as informações consideradas essenciais. Vale aproveitar estes primeiros instantes para prender a atenção do público com informações visuais chamativas, até mesmo mais proeminentes do que sons.
  2. Por falar nisso, avalie sobre a possibilidade de utilizar vídeos sem som. Pense em como você geralmente utiliza seu celular: o volume de mídia fica baixo e até mudo para evitar situações embaraçosas em público. Portanto, planeje um conteúdo que possa ser compreendido sem o uso de som, mas que também desperte curiosidade.
  3. Vídeos curtos permitem que sejam utilizados recursos para melhorar a qualidade da imagem e do som, aspectos que são também importantíssimos para a decisão de continuar assistindo e se identificar com a marca que representa.

Pare para refletir que tipo de vídeo representa melhor sua marca/empresa: um que tenha o fundo poluído, com iluminação e resolução de imagem ruim ou um que seja gravado em um ambiente agradável, com uma boa música e utilizando informações em texto para reforçar a mensagem? Com certeza a segunda opção parece melhor, não é mesmo?

Vale a pena investir tempo para planejar e utilizar outros recursos para executar com qualidade os seus vídeos para redes sociais. Dessa forma, você garante a satisfação do público com um conteúdo que não apenas venda sua marca, mas seja parte da cultura digital de seus clientes e potenciais consumidores.

Gostou deste post e deseja saber mais sobre esse tipo de conteúdo? Assine nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail!

Open chat
Gostaria de saber mais sobre nossos planos?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: